Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 149
23 de outubro de 2008

Saúde em Foco

Miopia já atinge 80% da população

BR Press*

A miopia - alteração refracional que acarreta dificuldade de enxergar à distância - tem apresentado um aumento mundial em sua prevalência, chegando a 80% em grupos com elevado nível educacional. "Dentro desse universo, a incidência maior está em crianças mais novas, o que pode acarretar dificuldades no desempenho escolar quando a alteração não é diagnosticada precocemente", descreve o oftalmologista Renato Braz, do Inob, em Brasília.Josh Villa foi jogado para fora do carro no acidente, e passou quase um ano em estado vegetativo, com poucos sinais de melhoria. "Ele abria os olhos, mas não respondia a nenhum estímulo externo", disse à revista a médica Theresa Pape, responsável pelo tratamento.

Várias pesquisas vêm sendo realizadas com a intenção de determinar os fatores de risco envolvidos no surgimento da doença. "Sabe-se, por exemplo, que filhos de pais míopes apresentam mais propensão a desenvolver a alteração, bem como pessoas da etnia asiática - fatores que indicam importante componente genético na manifestação do problema", descreve o especialista.

Porém, o drástico aumento do número de casos sugere que fatores ambientais e comportamentais estejam envolvidos. "Como as alterações refracionais aparecem geralmente nos anos escolares, avalia-se que a visão continuada para pequenas distâncias, especialmente a leitura, é um dos fatores diretamente ligados ao aumento da incidência", comenta Dr. Renato.

Ambientes fechados

Recentemente, pesquisa publicada na revista Ophtalmology mostrou que crianças que passam grande parte do tempo em ambientes fechados têm maior propensão à miopia. O estudo avaliou alunos de 51 escolas australianas, entre 2003 e 2005.

O médico destaca que a investigação deve provocar uma importante reflexão nos pais, em especial no que diz respeito ao dia-a-dia das crianças que vivem enclausurados sob o forte apelo da tecnologia e da falta de segurança. "A sugestão é que eles passem mais tempo ao ar livre, praticando atividades esportivas e lúdicas, que são fundamentais para o adequado desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo", conclui.

(*) Com AthenaPress.

 

Yahoo! Brasil Notícias, 23 de outubro, Editoria Ciència & Saúde

Link original: Clique aqui

Anteriores