Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 148
16 de outubro de 2008

Saúde e Prevenção

Mantenha a postura

Luana Freitas

Postura inadequada e esforços repetitivos podem passar despercebidos ao longo do dia, mas isso não significa que sua coluna esteja livre dos traumas. Provocados por diversos fatores, os erros de postura podem evoluir trazendo desconforto e dores nas costas. Contudo, medidas simples, quando corretamente seguidas, ajudam a evitar problemas mais sérios na coluna.

Segundo Dângelo Alexandre, fisioterapeuta do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ, lesões por esforço repetitivo, excesso de peso, móveis inadequados e corpo parado numa mesma posição por um período prolongado são os principais fatores responsáveis pelos erros posturais, provocando, principalmente, dorsalgias – as famosas dores nas costas. Além disso, conforme destaca o fisioterapeuta, o ritmo de trabalho também pode influenciar o bem-estar dos indivíduos e trazer prejuízos à coluna.

– Hoje, a exigência por parte dos patrões é grande. Cada vez mais, profissionais têm que trabalhar num ritmo acelerado, o que gera um estresse psicológico. Costumamos falar muito do aspecto físico e das dores, mas não pensamos no psicológico. Isso também precisa ser trabalhado – afirma.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 80% da população mundial já sofreram ou sofrerão dor nas costas ao longo da vida. De acordo com o fisioterapeuta, as dorsalgias correspondem à quinta lesão ocupacional mais comum no país. No entanto, os vícios de postura podem levar a problemas mais graves como tendinites e, até mesmo, escoliose.

Tratamento

Para o tratamento de desvios na coluna, Dângelo revela que existem diversas técnicas cuja eficácia pode variar segundo o problema apresentado pelo paciente e a experiência profissional do fisioterapeuta.

– Talvez a técnica mais conhecida entre a população seja a Reorganização Postural Global (RPG). Mas esta é uma técnica dentro de uma gama de possibilidades. Outra que vem ganhando fama ultimamente é o Pilates (exercícios para dar mais flexibilidade e força ao corpo). Existe ainda a terapia manual. No entanto, todas elas quando bem executadas são eficazes – ressalta Dângelo.

Cuidados com a coluna

Dângelo Alexandre revela que a prevenção de dorsalgias pode ser feita por medidas simples que devem fazer parte do dia-a-dia dos profissionais. Trabalhadores que passam sentados ou em pé a maior parte do tempo, por exemplo, devem variar a posição. Além disso, o ambiente de trabalho deve ser organizado de forma adequada, evitando erros de postura.

– Muitas vezes, elementos simples, como apoio para os pés, no caso dos trabalhadores que permanecem longos períodos sentados; mousepad com apoio para o punho, para evitar tendinite; até mesmo o monitor mal posicionado na mesa. Na ergonomia, buscamos adaptar o ambiente de trabalho ao homem – conclui o fisioterapeuta.

Anteriores