Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 148
16 de outubro de 2008

Por uma boa causa

Como manter seu organismo em equilíbrio

Luana Freitas

Deborah Secco, Samara Felippo, Giovanna Antonelli e, até mesmo, Sérgio Marone. O que os famosos têm em comum? Todos eles conheceram os benefícios da dieta ortomolecular. Para os artistas, a dieta, além dos quilos a menos, trouxe mais disposição no dia-a-dia e ajudou a melhorar a qualidade de vida. Dessa forma, entender como a nutrição ortomolecular contribui para a saúde do organismo é tarefa do Por uma boa causa dessa edição, que dá continuidade à série "Dietas terapêuticas e preventivas". 

Desenvolvida pelo engenheiro químico norte-americano Linus Pauling,a medicina ortomolecular entende o corpo humano como um conjunto que precisa funcionar em harmonia. De acordo com o princípio, a dieta pretende restabelecer o equilíbrio bioquímico do organismo, repondo os nutrientes perdidos ao longo do dia. Para a nutricionista Jaqueline Migon, mestranda em Nutrição pela UFRJ e membro da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro (ANERJ), o segredo da dieta está na combinação entre um cardápio saudável e os complementos nutricionais que corrigem carências e excessos de nutrientes no corpo.

– A dieta ortomolecular é a associação de uma alimentação equilibrada com uma suplementação, ambas individualizadas. As outras dietas da moda, como a da sopa ou a de Beverly Hills (consumo exclusivo de frutas), são dietas nutricionalmente incompletas e que, com o tempo, podem gerar deficiências nutricionais – revela a especialista.

Os efeitos da dieta sobre o organismo podem ser observados não somente na aparência, mas também no humor. A nutrição ortomolecular ajuda a melhorar a qualidade da pele, dos cabelos e das unhas, além de contribuir para o bom funcionamento dos órgãos e diminuir o estresse do dia-a-dia.

A dieta e os radicais livres

Jaqueline Migon destaca que a dieta ortomolecular se baseia no conceito de nutrição celular, procura oferecer ao organismo vitaminas e minerais retardando, assim, a ação dos radicais livres – moléculas instáveis que aceleram o envelhecimento celular.

– O metabolismo celular gera, naturalmente, radicais livres, um de seus produtos finais, e é por isso que envelhecemos. Estes radicais podem ser gerados em excesso devido a metais pesados, poluição, estresse, doenças cardiovasculares, diabetes, Alzheimer e obesidade. Já as defesas antioxidantes do organismo podem ser endógenas (enzimas do metabolismo normal das células), ou exógenas (nutrientes obtidos pela alimentação, preferencialmente, ou suplementação) – explica a nutricionista.

Portanto, para combater os radicais livres, é fundamental que os indivíduos mantenham uma alimentação balanceada, composta por frutas, legumes, verduras, peixes, aves, carnes magras e cereais integrais. Além disso, quando necessário, suplementos nutricionais – como, por exemplo, as vitaminas C e E ou os minerais selênio e magnésio – também podem contribuir para o equilíbrio celular e, conseqüentemente, a saúde do organismo.

Suplementos nutricionais

A nutricionista revela que agrotóxicos, metais pesados e, inclusive, o modo de preparo da comida, por exemplo, podem influenciar a quantidade de nutrientes presentes nos alimentos. Tais fatores, associados a uma alimentação carente do ponto de vista nutricional, tornam necessária a suplementação por meio de vitaminas e minerais, que restauram o equilíbrio do corpo humano. No entanto, a especialista alerta que, muitas vezes, os suplementos são prescritos de forma inadequada para a perda de peso.

– O conceito ortomolecular vem sendo utilizado de forma errada pelos médicos, já que estes prescrevem, diversas vezes, medicamentos para a perda de peso. As doses receitadas não respeitam o equilíbrio e a biodisponibilidade dos nutrientes – adverte Jaqueline.

Dessa forma, a prescrição de complementos nutricionais deve ser feita por profissionais qualificados segundo as características do organismo de cada indivíduo. Os interessados em seguir a dieta ortomolecular devem procurar um especialista e lembrar que tanto uma alimentação balanceada, como a prática regular de atividades físicas também são requisitos fundamentais para uma vida mais saudável.

Anteriores