Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 147
09 de outubro de 2008

Agenda

10 de outubro

Samba com a ciência

O projeto Sambando com a Ciência, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), reúne, no dia 10 de outubro, diversos sambistas no Salão de Extensão do CCS. O evento, que acontece às 17h no auditório Rodolpho Paulo Rocco, localizado no subsolo do bloco K, encerra as atividades do seminário “Saúde e Educação para a Cidadania”, promovido pela Decania do Centro.

O show conta com a apresentação das mulatas da Mangueira e do  puxador da escola de samba Grande Rio, Wantuir. Também fazem parte da programação os grupos Moleque Chibil, Tô ligado e o cantor Alex do Tuiuti.

Nos intervalos de cada show, grupos de dança de salão promovem um grande baile. O show é gratuito. O auditório fica no prédio do CCS, na Cidade Universitária.


11 de outubro

Campanha da orelhinha

Entre os dias 11 e 18 de outubro, o Grupo de Apoio à Triagem Auditiva Neonatal (GATANU), em parceria com a ONG CERVI, promove a campanha “Teste da orelhinha – um direito da criança”. O objetivo é conscientizar os pais sobre a necessidade de realizar o exame auditivo em crianças recém-nascidas, permitindo assim a detecção precoce da surdez infantil. Durante o evento, diversas instituições do Estado do Rio de Janeiro realizam gratuitamente o teste em bebês de até três meses. Confira os endereços no site www.gatanu.org.


13 de outubro

Inscrições para pós-graduação do NUTES

A partir do próximo dia 13, começam as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde 2009, oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES), da UFRJ. Este ano, as linhas de pesquisa desenvolvidas são “Tecnologia educacional nas Ciências e na Saúde”, “Mediações socioculturais nas Ciências e na Saúde” e “Formação profissional e docente nas Ciências e na Saúde”.  Os interessados podem se inscrever até 17 de outubro. Para mais detalhes sobre o processo seletivo e a documentação requerida, acesse www.nutes.ufrj.br ou ligue (21) 2562-6348.

A Secretaria de Pós-graduação do NUTES fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco A, sala 32, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

 

XXVI Semana de Farmácia

Entre os dias 13 e 17 de outubro, o Centro Acadêmico da Faculdade de Farmácia da UFRJ realiza a XXVI Semana de Farmácia. Durante a Semana, acontecem cursos e palestras sobre o tema “Uma dose de remédio, uma dose de atenção”. Este ano, entre os assuntos em destaque, estão “Mercado de Trabalho do Farmacêutico de Alimentos”, “Química Farmacêutica” e “Práticas Integrativas do SUS”.

As palestras ocorrem no Auditório da Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e as demais atividades, nos Auditórios Hélio Fraga e Quinhentão, que também estão localizados no prédio do CCS, na Cidade Universitária. Mais informações sobre a programação no site http://sfarma2008.blogspot.com.


18 de outubro

Solenidade do Dia do Médico

A Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ) realiza, no próximo dia 18, a solenidade em comemoração ao Dia do Médico. Sylvia Vargas, vice-reitora da UFRJ, será a homenageada da noite: receberá o título de Médica do Ano. O evento também lembrará os 200 anos do Ensino Médico no Brasil, que teve como instituições pioneiras as escolas médicas do Rio de Janeiro (hoje Faculdade de Medicina da UFRJ) e da Bahia.

O evento, que começa às 19h30, acontece no prédio da Sociedade, na Avenida Mem de Sá, 197, Centro. Além da homenagem a Sylvia Vargas, os reitores das universidades federais da Bahia e do Rio de Janeiro recebem títulos de Sócios Honorários. Na ocasião, também será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da SMCRJ, eleita para o próximo triênio 2008/2011.


20 de outubro

Encontro sobre câncer de mama

No dia 20 de outubro, a Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem (SBBMN) realiza, em São Paulo, o Encontro sobre Linfonodo Sentinela no Câncer de Mama. O evento é destinado a médicos, oncologistas, radiologistas, mastologistas e demais profissionais da área de saúde que tenham interesse pelo tema. A programação inclui palestras com os médicos Guilherme de Campos Neto, da Unidade de Diagnóstico e Densitometria Óssea (UDDO), e Ivo Carelli Filho, presidente da Sociedade Paulista de Mastologia.

O Encontro acontece às 20h no hotel Golden Tulip Paulista Plaza, localizado na alameda Santos, número 85, São Paulo. A presença no evento vale pontos para a revalidação do título de especialista em Medicina Nuclear. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (11) 3262-5438 ou pelo e-mail sbbmn@uol.com.br. Inscrições no site www.sbbmn.org.br.

 

Descobrindo a Biofísica

O Instituto de Biofísica Carlos Chaga Filho (IBCCF), por meio da Coordenação de Atividades de Extensão (Cate), realiza de 20 a 22 de outubro o evento “Descobrindo a biofísica”. A iniciativa tem como objetivo desenvolver o diálogo entre o Instituto e a sociedade. Durante o encontro, alunos da rede pública e privada de ensino têm a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos pelos pesquisadores e visitar os laboratórios do IBCCF, dentre eles os de Bioengenharia de Sistemas, Bioquímica Renal, Cardiologia Celular e Molecular e de Investigação Pulmonar, dentre outros. O evento integra as atividades da Semana de Ciência e Tecnologia 2008. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.biof.ufrj.br/cate.


22 de outubro

Dia Internacional de Atenção à Gagueira

De 19 a 26 de outubro, o curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, o CEFAC – Saúde e Educação, o Hospital do Servidor Público e o Instituto Brasileiro de Fluência realizam eventos em todo o Brasil para comemorar o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Este ano, o tema da campanha é “Intervenção precoce”, já que o tratamento antecipado de crianças que apresentam problemas de fluência pode trazer bons resultados. No Rio de Janeiro, as atividades incluem palestras, debates e exibição de documentários sobre o assunto. Mais informações sobre a programação e os locais de realização dos eventos no site http://www.gagueira.org.br/diainternacional.shtml.

 

Ciclo de Terapia Nutricional do IPPMG

Acontece no próximo dia 22 de outubro mais um encontro do “I Ciclo de Terapia Nutricional do IPPMG”. A introdução ao terceiro módulo do curso, que já vem sendo realizado com sucesso desde o dia 13 de agosto, ocorre das 13h às 17h no Salão Nobre do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG).

Bases da Nutrição Parentenal, Disfalgia e Follow up nutricional dos prematuros são alguns dos temas programados para a última fase do ciclo. Para abordar esses assuntos, haverá a participação de médicos e professores do IPPMG, da Escola de Fonoaudiologia e da Maternidade Escola da UFRJ, além de palestrantes da Fundação Oswaldo Cruz.

As inscrições podem ser feitas de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h, na Divisão de Ensino e Pesquisa do IPPMG (DENSP/IPPMG), localizada na av. Brigadeiro Trompovisky, Cidade Universitária. Mais informações pelos telefones: 2562-6150, 2562-6170 ou 2590-3842.


30 de outubro

Congresso Regional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, acontece no Centro de Convenções do município de Bonito, Mato Grosso do Sul, o XI Congresso Regional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

O evento é uma oportunidade para a discussão de alguns temas como: próteses cirúrgicas e biomateriais, trauma, cirurgia metabólica e estética como especialidade cirúrgica.

Mais informações no site: www.cbc.org.br/congressobonito.


12 de novembro

V Seminário Saúde, Previdência e Assistência Social

A Fundação Getúlio Vargas recebe, de 12 a 14 de novembro, a quinta edição do Seminário Nacional Saúde, Previdência e Assistência Social. O evento reúne especialistas que, durante três dias de reuniões, debaterão temas como a humanização da medicina, planos de saúde e a importância da formação médica.

As inscrições (gratuitas para estudantes da área de Saúde, Previdência e Assistência Social) já podem ser feitas pelo site www.fgv.br/saude. A FGV fica na praia de Botafogo, 190. Mais informações: 2559-5760.

Anteriores