Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 146
02 de outubro de 2008

Agenda

Mostra Sociedade Viva – Violência e Saúde

Com o objetivo de reduzir a violência e promover o bem-estar social, o Ministério da Saúde realiza a Mostra Sociedade Viva – Violência e Saúde. Além dos painéis expostos, a programação inclui videodebates, oficinas e palestras, abordando, de forma intersetorial, os problemas de acidentes e violência. O evento acontece no Centro Cultural da Saúde, uma unidade da Coordenação Geral de Informação do Ministério da Saúde.

O Centro Cultural da Saúde fica na praça Marechal Âncora (Praça XV), no Centro, Rio de Janeiro. Confira a programação completa em http://www.ccs.saude.gov.br/sociedadeviva/index.html  ou ligue  (21) 2240 5568.


3 de outubro

Curso de atualização no Diagnóstico e tratamento do zumbido

Nos dias 3 e 4 de outubro é iniciado no auditório Alice Rosa, 12 andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o II Curso de atualização no Diagnóstico e Tratamento do Zumbido, visando abordar questões atuais sobre sua fisiopatologia.

O evento que começa em ambos os dias às 8h30, enfatiza o uso de estudos audiológicos e eletrofisiológicos na abordagem do problema, além de discutir casos clínicos e condutas terapêuticas.

Mais infortmações e inscrições pelo telefone: 2227-4063 (Simone) ou pelo site: www.forl.org.br.


4 de outubro

Curso de Diversidade Sexual

Começa, no próximo dia 4 de outubro, o curso de Formação em Identidades de Gênero e Diversidade Sexual, oferecido pela UFRJ. Juntamente com o curso, acontecem aulas sobre Gravidez na Adolescência. As atividades são destinadas aos profissionais de educação da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, que devem comprovar vínculo. Os participantes recebem dupla certificação.

As aulas ocorrem em Nova Iguaçu, aos sábados, das 8 às 17 horas. O curso vai até 29 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade.


Até 5 de outubro

III Semana da diversidade sexual da UFRJ

As inscrições para a III Semana da Diversidade Sexual da UFRJ (www.eco.ufrj.br/diversidade) estão abertas até o dia 5 de outubro. A inscrição será feita, neste período, exclusivamente por e-mail.
O auditório Moniz Aragão, local do evento, tem a limitação de 100 lugares. Os organizadores emitirão certificado de participação para aqueles que comparecerem a pelo menos dois dias de evento.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail com nome, telefone, e-mail, instituição, curso e ocupação para diversidadesexual@gmail.com.


7 de outubro

Saúde e educação para a cidadania

Acontece, entre os dias 7 a 10 de outubro, o “Encontro Saúde e Educação para a Cidadania 2008”, promovido pela Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), através da sua Coordenação de Extensão.
O evento, que conta com o apoio da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) e do Banco do Brasil, tem como objetivo manter e consolidar o intercâmbio com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, trabalhando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade Saúde e Educação, junto à educação básica.

Esse ano, a coordenação de extensão do CCS inaugura o Salão de Extensão da UFRJ com o intuito de fortalecer o trabalho de todas as extensões do Centro. Mais detalhes sobre a programação do evento através do endereço eletrônico: www.ccs.ufrj.br/encontroextensao2008 ou pelo contato: (21) 2562-6704.

 

Seminário de saúde da criança e do adolescente

Entre os dias 7 e 10 de outubro ocorre na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) o 4º Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente”. O evento visa aprimorar o conhecimento, trocar experiências e o desenvolver tecnologias.

O encontro é voltado para alunos e profissionais ligados ao ensino, pesquisa, extensão e assistência na área da saúde do recém-nascido, da criança e do adolescente. Em oficinas, grupos de pesquisa e seminários, busca estabelecer uma rede de intercâmbios e cooperação entre pesquisadores, profissionais e instituições envolvidas com a saúde da criança e adolescente.

Mais informações no site: http://www.riobizz.com.br/nupesc/seminario/index2.htm.


8 de outubro

XX Congresso de Ginecologia e Obstetrícia

Entre os dias 8 e 11 outubro, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) promove seu XX Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil Central. O evento é realizado ainda em parceria com a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul (SOGOMAT-SUL). Com o objetivo de permitir a atualização médica dos profissionais, o Congresso conta com palestras, conferências e mesas-redondas sobre temas relevantes e atuais relacionadas à área, tais como "Gestação na Adolescência", "Controvérsias em Endocrinologia Ginecológica" e "HPV um vírus sem fronteira – Infecção local ou regional".

O XX Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Brasil Central da FEBRASGO acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Para mais informações, os interessados podem acessar www.opec-eventos.com.br/ginecologia.


11 de outubro

Workshop de Fonoaudiologia Hospitalar

No dia 11 de outubro, o Hospital Quinta D’Or realiza seu 2º Workshop de Fonoaudiologia Hospitalar. O evento é destinado a profissionais e estudantes da área e objetiva apresentar as mais modernas técnicas fonoaudiológicas aplicadas no meio hospitalar. A programação conta com palestras de médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Dentre os temas abordados, estão “Evolução da Dieta Via Oral em Pacientes Traqueostomizados”, “Cuidados e Procedimentos com Pacientes DPOC e Atuação Fonoaudiológica” e “Síndromes Vestibulares – Sinais e Sintomas no Paciente Hospitalizado”.

O Workshop acontece das 8 às 17 horas no auditório do Hospital Quinta D’Or, localizado na rua Almirante Baltazar, 435, 10º andar, São Cristóvão, Rio de Janeiro. Mais informações no site www.redelabsdor.com.br ou pelos telefones (21) 3461-3907, 3461-3520.

Anteriores