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Edição 144
18 de setembro de 2008

Argumento

Projeto da UFRJ aproxima ciência à realidade da escola pública



Márcio Castilho

A Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ – está promovendo uma série de palestras sobre diferentes áreas de conhecimento em escolas de ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro. O projeto, denominado “Ciência para poetas nas escolas”, abriu essa semana um novo ciclo de discussões sobre ciência e tecnologia no Colégio Estadual Dom Hélder Câmara, no bairro do Engenho Novo, Zona Norte da cidade.

Segundo Adriana Vicente, coordenadora do Núcleo de Educação da Casa da Ciência, o objetivo do programa é mostrar, em linguagem simples, como a ciência está presente no cotidiano das pessoas. “Fazemos cinco palestras abordando cinco áreas de conhecimento diferentes. A idéia é despertar interesse científico dos alunos em áreas que ele não conhece”, explica Adriana. Alunos do 2° e 3° ano do ensino médio formam o público-alvo do projeto.

Escolas participantes

Os ciclos de palestras temáticas já foram realizados na unidade de ensino Álvaro Negromonte, no município de Duque de Caxias, e na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, em Jardim América, bairro da Zona Norte do Rio. Mais de mil alunos participaram da iniciativa, que contou com o envolvimento de dez professores da UFRJ e cinco coordenadores de área.

O “Ciência para poetas nas escolas” também já promoveu o encontro entre a comunidade acadêmica, estudantes e professores da rede pública de ensino em outras duas unidades: Colégio Estadual Cuba, na Ilha do Governador, e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na Tijuca. “Buscamos atender diferentes áreas da cidade”, ressalta Adriana, acrescentando que a Casa da Ciência pretende também levar o projeto para as cidades do Interior do Estado, em parcerias com as prefeituras.

De acordo com a coordenadora, as palestras se concretizam nas parcerias com unidades da UFRJ. Participam atualmente do projeto as faculdades de Química, Matemática, Biologia, Geologia e Educação Física. “Nosso objetivo é fazer com que outras faculdades se agreguem ao projeto”, afirma Adriana. A mobilização de outros cursos é uma forma, prossegue a coordenadora, de divulgar o conhecimento produzido na universidade.

Palestras também na Praia Vermelha

O programa de Extensão é um desdobramento da experiência vivenciada na série “Ciência para poetas”, iniciada em 1999. Com o apoio do CNPq e de outras instituições, essa iniciativa objetiva popularizar a ciência junto a um público não especializado, formado por estudantes, professores, profissionais liberais, cientistas e artistas. Recentemente o projeto ganhou menção honrosa no Congresso de Extensão Universitária da UFRJ, recebendo nota máxima.

No “Ciência para poetas”, acontecem ciclos de oito a dez palestras temáticas, toda terça, às 18h30, na própria Casa da Ciência, localizada no campus da Praia Vermelha. Atualmente, as apresentações estão suspensas, mas a programação deve ser restabelecida em breve. A abordagem dinâmica inclui o uso de recursos multimídias, apresentações teatrais, experimentos e poesia, dentre outras atividades inovadoras.

Até o momento, segundo a Casa da Ciência, já foram realizados 13 ciclos, com participação de dez unidades da UFRJ, mais de 15 instituições, abrangendo 125 professores-pesquisadores e um público aproximado de 11 mil pessoas. Os ciclos  incluíram debates sobre astronomia, química, matemática, física e literatura, dentre outros temas.

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