Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 142
05 de setembro de 2008

Saúde e Prevenção

Tatuagem: riscos e cuidados

Cília Monteiro

Pescoços estrelados, dragões nos braços, borboletas nas costas, enfim, é grande a variedade de formas e cores em que as tatuagens podem ser encontradas. Vista por alguns como uma manifestação de arte e expressão no corpo, abominada por outros, a prática da dermopigmentação é algo que continua gerando polêmica nos dias de hoje. Trata-se de uma decisão radical, por ser uma marca permanente no indivíduo. Além disso, é extremamente importante um conhecimento sobre como a tatuagem pode interferir na saúde.

Márcia Ramos-e-Silva, chefedo Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), acredita que a tatuagem não é um ato sem conseqüências, e que estas podem ser muito graves. “Infelizmente não são todos os lugares que utilizam material totalmente descartável e esterilizado, tanto agulhas quanto tintas. Além disso, deve haver uma preocupação com a higiene pessoal do tatuador”, explica a dermatologista. Ela considera o material das tintas como um fator bastante preocupante, pois caso não sejam de boa qualidade, podem causar problemas ao fígado e outros órgãos. “Existem cores que contêm mercúrio e outras substâncias altamente tóxicas, que podem ser absorvidas pela pele e levadas a diversos órgãos”, aponta Márcia.

Durante o processo, há também o risco da transmissão de Aids, hepatite e sífilis, dentre outras doenças.  O procedimento consiste em colocar, através de uma agulha, pigmentos de várias cores no interior da pele. De acordo com Márcia, germes podem penetrar na pele juntamente com as agulhas e tintas ou depois, na fase de cicatrização. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas às tintas utilizadas na tatuagem. “Isto é pouco divulgado, mas ocorre com uma incidência significativa. Nesse caso, medidas drásticas têm que ser tomadas para a retirada da tinta do organismo”, constata a especialista.

Processo de remoção

Para os românticos, que pensam em se declarar tatuando o nome da pessoa amada, é necessário cautela. Segundo Márcia, as estatísticas mostram que 78% das pessoas tatuadas se arrependem da decisão. No entanto, os processos de remoção são bastante caros e os pigmentos mais profundos, impossíveis de serem retirados. “Mesmo que se possa pagar por várias sessões de laser, nunca ficará igual à pele normal e sempre será visível que havia uma tatuagem naquele local”, informa a dermatologista. 

Para a especialista, o sucesso da remoção depende do local onde a tatuagem foi feita, das cores e do aparelho com o qual o procedimento foi realizado. Existem clínicas que possuem aparelhos de laser apropriados especificamente para a remoção de tatuagem.

Algumas cores podem ser retiradas depois de muitas sessões mensais de laser. Porém, colorações como o verde são mais resistentes. Mesmo com as tentativas de remoção, obtém-se apenas um grande borrão. “A tatuagem é sempre definitiva. O que as revistas divulgam, dizendo que aplicações de laser realizam uma remoção total, não é uma verdade completa”, conclui Márcia.

Anteriores