Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 142
05 de setembro de 2008

Agenda

Ministério da Saúde investe em Saúde Bucal

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde Bucal, vai disponibilizar R$ 1 milhão para as pesquisas selecionadas. Interessados em participar podem se inscrever até 29 de setembro (www.cnpq.br/editais/ct/2008/032.htm).

O objetivo é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos relacionados a saúde bucal.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, a partir da data do Lançamento do Edital no Diário Oficial da União.

 

Inscrições para o curso de Extensão em Ciência e Tradição

O Programa Interdisciplinar em Arte Dramática, Ciências Sociais e Ecologia da Mente (PACEM) promove seu Curso de Extensão - Ciência e Tradição, parte do Projeto de Educação Continuada e Crítica em Ecologia da Mente, que tem como tema principal Uma Introdução ao Estudo da Bhagavad Gita. As aulas, que se iniciam dia 20 de setembro, serão ministradas no 3° sábado de cada mês das 14 às 18h, por Rubens Turci, doutor em Filosofia e Religião da Índia e professor da McMaster University, Canadá, no endereço Av. Venceslau Brás, 71, Praia Vermelha.

O PACEM é resultado de iniciativas realizadas a partir de um campo interdisciplinar de estudos e pesquisas desenvolvido por unidades da UFRJ e por outras universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior. O projeto visa estruturar novos conceitos nos campos da Arte Dramática, das Ciências Sociais e da Ecologia da mente.

O curso é gratuito e os interessados devem se inscrever pelo e-mail ecologiadamente@terra.com.br. Para obter mais informações ligue para 9945-7484 / 2552-5122.


6 de setembro

Dia olímpico universitário

Nos dias 6 e 7 de setembro, a UFRJ sedia o XXXIX Dia Olímpico Universitário, organizado pela Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro (FEURJ). Com o objetivo de estimular o espírito desportivo entre os estudantes universitários, o evento conta com competições nas seguintes modalidades: basquete, futsal, futebol, judô, handebol, natação, vôlei (masculino e feminino) e karatê.

Podem participar das disputas alunos regularmente matriculados nos cursos superiores ou pós-graduações, sendo proibida a participação daqueles que estejam cumprindo estágio obrigatório ou que mantenham vínculo profissional com clubes e federações.

Mais detalhes sobre horário e local dos jogos no site http://www.feerj.com/feurj/index-feurj.htm.


Até 8 de setembro

Médicos Sem Fronteiras recruta voluntários para evento no Rio de Janeiro

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) está à procura de pessoas interessadas em participar da exposição interativa que ocorrerá do dia 1 a 31 de outubro, no Metrô do Rio. Os voluntários serão treinados para dar informações sobre o trabalho de MSF para os visitantes do evento.

Para fazer parte da equipe, é necessário ter disponibilidade mínima de 3 dias por semana, no turno da manhã, tarde ou noite, durante 6 semanas. Interessados em participar do processo seletivo devem enviar os currículos resumidos até o dia 8 de setembro de 2008 para vagas@msf.org.br.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é a maior organização de ajuda humanitária não governamental no mundo na área de saúde. Atualmente, trabalha em mais de 70 países em contextos de guerra, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social.

A organização está presente no Brasil desde 1991 e, em outubro de 2007, implantou uma Unidade de Emergência na comunidade da Fazendinha, no centro do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro.

 

8 de setembro

Prêmio para expositores do tabagismo

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT/UFRJ) premiou alunos que participaram da exposição do tabagismo ocorrida durante o IV Encontro de pacientes do NETT.

A premiação ocorre segunda-feira, dia 8, às 9h no hall do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na ilha da Cidade Universitária, no campus do Fundão.

 

Lançamento do livro Limnologia

Acontece no próximo dia 8, o lançamento do livro Limnologia. O texto é fruto do trabalho de José Galizia Tundisi, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e de Takako Matsumura-Tundisi, um dos dirigentes do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e da Associação Instiuto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA).

A obra sintetiza o conhecimento científico acumulado sobre a história da Limnologia; a água como substrato; a origem dos lagos; a biota aquática e seus principais mecanismos de interações com fatores físicos e químicos; a diversidade e a distribuição geográfica. Os autores analisam e detalham os mecanismos de funcionamento dos principais sistemas aquáticos continentais, sua dinâmica, variabilidade e caracterização: lagos, represas, áreas alagadas, lagos salinos, estuários e lagoas costeiras.

O evento é parte da programação do II Simpósio em Ecologia, que ocorre dos dias 8 a 10 de setembro e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Limnologia.

O coquetel de lançamento acontece às 16h30 no auditório Horácio de Macedo, na Ilha da Cidade Universitária, campus do Fundão. Mais informações no site http://www.ppgecologia.biologia.ufrj.br/ciclocarbono.


Até 11 de setembro

Encontro CCS 2008

A Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), através da sua Coordenação de Extensão, está recebendo até o dia 11 de setembro, inscrições de trabalhos para o Encontro Saúde e Educação para a Cidadania 2008.  O evento, realizado com apoio da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) e do Banco do Brasil, tem como objetivo manter e consolidar o intercâmbio com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, trabalhando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade Saúde e Educação, junto à educação básica.

Esse ano, a coordenação de extensão do CCS inaugura o Salão de Extensão da UFRJ com o intuito de fortalecer o trabalho de todas as extensões do Centro. As inscrições de trabalhos podem ser feitas para o endereço eletrônico: www.ccs.ufrj.br/encontroextensao2008.

 

11 de setembro

II Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do NUTES

Com o objetivo de promover debates sobre a pesquisa no campo da Educação em Ciências e Saúde, o Programa de Pós-graduação NUTES promove o II Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do NUTES. O evento é aberto à comunidade e ocorre nos dias 11 e 25 de setembro.

Às 14 h do dia 11, Marcos da Fonseca Elia, professor do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, fala sobre "O papel do professor diante das inovações tecnológicas”. Já no dia 25 de setembro, também às 14 h, o tema é "Iniciação científica e educação não-formal: perspectivas e expectativas em torno da formação de jovens na área de C&T em saúde", abordado por Cristina Araripe, professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz.

Os seminários acontecem no Centro de Ciências da Saúde, bloco A, sala 11, Ilha da cidade Universitária, campus do Fundão.

 

III Curso de Cirurgia Estética e Funcional do Nariz

Com o objetivo de abordar conceitos básicos e avançados em cirurgia estética e funcional do nariz, ocorre de 11 a 13 de setembro o III Curso de Cirurgia Estética e Funcional do Nariz. O curso traz exercícios diagnósticos e de planejamento pré-operatório, e ainda um módulo prático com oito cirurgias “hands-on”.

O evento acontece no Hospital universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), localizado na Av. Brigadeiro Trompowsky, s/n, Ilha da Cidade Universitária, campus do Fundão. Para mais informações, basta acessar http://www.hucff.ufrj.br/.

Anteriores