Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 142
05 de setembro de 2008

Ciência e Vida

UFRJ procura homens obesos para pesquisa

Geralda Alves

O Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ está desenvolvendo pesquisa com homens obesos grau I que tem como objetivo observar a atuação do triglicerídeo de cadeia média (TCM) na saciedade, insulinemia, mudança na composição corporal, glicemia e insulinemia destes. O estudo é desenvolvido por uma equipe de pesquisadores formada pelas professoras Dra. Márcia Soares e Dra. Eliane Lopes Rosado; pelas nutricionistas Christine Vogel e Carla Lima D`Andrea e pela acadêmica em nutrição Roberta Lemos Gadelha.

- A obesidade é um fenômeno decorrente da ingestão excessiva de calorias contidas nos alimentos frente a uma redução do gasto energético, ou seja, quando se ingere uma quantidade de energia superior ao gasto desta energia. Constitui em um fator de risco para a ocorrência de eventos cardiovasculares, especialmente doença coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral, além de propiciar a hipertensão arterial, intolerância à glicose, hipertrigliceridemia com HDL-colesterol baixo e hiperinsulinemia – explica a nutricionista Christine Vogel.

As gorduras, especialmente a saturada, sempre foram vistas como vilãs para quem precisa perder peso.  No entanto, estudos recentes demonstram que o triglicerídeo de cadeia média (TCM), um tipo de gordura saturada, tem a capacidade de gerar saciedade precoce devido a uma rápida oxidação lipídica e redução da gordura subcutânea, além de aumentar o gasto energético total.  “Se confirmados estes achados, o TCM poderia tornar-se um importante aliado no tratamento da perda de peso em indivíduos com excesso de peso”, afirma Christine.

O Instituto de Nutrição está convocando voluntários com idade entre 20 e 59 anos e 11 meses para o projeto. Os participantes não podem ser tabagistas, portadores de marcapasso, diabéticos. Também não podem estar fazendo uso de diuréticos e ou dieta especial para perda de peso. Esses voluntários devem apresentar índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 34,9. O cálculo é feito dividindo-se duas vezes o peso pela altura. “Por exemplo: se o indivíduo apresentar 110 quilos e altura de 1,80; então o IMC será: 110/(1,80 x 1,80)= 33,95”, exemplifica a professora, acrescentando que será realizada coleta sanguínea para análise da glicemia, insulina, colesterol e frações no início e final do estudo que contempla 45 dias.

- É importante salientar que todo o tratamento e exames, realizados durante o estudo, serão custeados pela pesquisa – conclui a pesquisadora.

Quem estiver interessado em participar como voluntário, deve ligar para Christine (21) 9698-6982, Carla (21) 9989-2532 ou Roberta (21) 8839-7866.

Anteriores