Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 141
28 de agosto de 2008

Agenda

29 de agosto

Semana de Combate ao Fumo

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao fumo, no próximo 29 de agosto, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ abre suas portas para uma semana repleta de atividades representando a luta contra o vício responsável por cerca de 5 milhões de óbitos por ano. A série de eventos organizada pela equipe do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) da UFRJ é inaugurada na próxima segunda-feira (25/8), com dois acontecimentos paralelos: a exposição “Tabagismo e mulheres” e a 2ª Mostra de Trabalhos de Alunos da Escola Municipal Tenente Antônio João: Esporte e cigarro.

No último dia do evento estão reservadas algumas atividades especiais como a avaliação do grau de dependência à nicotina, realizado na entrada principal do hospital universitário das 8h às 11h. Outra atração do dia é o “IV Encontro de pacientes do NETT: Vivendo sem fumar, mas com qualidade de vida” no auditório Halley Pacheco, situado no 8º andar do (HUCFF).  Na seqüência, às 9h, a psicóloga e mestranda do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) ministra a palestra “Como manejar as situações de estresse?” e às 9h45, Alberto Araújo, diretor do NETT, fala sobre os benefícios alcançados com a cessação do fumo. Depoimentos e premiações de pacientes e ex-fumantes, ocorrem às 10h30. Às 11h, há a confraternização de pacientes “Cinco anos do NETT”, encerrando a semana.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ fica na ilha da Cidade Universitária, no campus do Fundão. A entrada é franca.

 

Juventude, Desafiliação e Violência

Juventude, Desafiliação e Violência é o título do livro organizado pelas psiquiatras Ligia Costa Leite, Maria Esther Delgado Leite e Adriana Pedreira Botelho, do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ, que será lançado nesta sexta-feira (29/8), no auditório Leme Lopes. A cerimônia conta com um debate sobre o livro, que aborda pesquisas e estudos nas áreas da saúde mental, psicologia, justiça, serviço social, história e políticas públicas. Para a ocasião, confirmaram a presença Lígia Costa Leite, Martha Abreu, professora do departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Sônia Altoé, da Faculdade de Psicologia da Universidade Estadual dório de Janeiro (UERJ).

O evento tem início às 10h, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, que fica à Avenida Venceslau Brás, nº71, fundos – campus UFRJ da Praia Vermelha.


1º de setembro

Mais ciência na grande rede

A comunidade científica ganhou mais uma opção de conteúdo no mundo virtual. Idealizada por professores do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB), a Revista BIO ICB já tem duas edições na grande rede. De acordo com Cláudia Benjamin, diretora adjunta de extensão do Instituto e responsável pela revista, a proposta é abordar temas científicos, mas também passando por temas voltados para cultura e arte. A editoria Baú da Cultura da última edição, por exemplo, traz uma canção composta por dois professores do ICB em homenagem ao sambista Candeia. De acordo com a reportagem, o chorinho é resultado de conversas depois do expediente dos pesquisadores.

A BIO ICB busca atingir não só os professores do Instituto, mas também docentes de outras unidades, além de alunos da graduação e da pós-graduação. A revista está disponível on-line e pode ser recebida via e-mail. Em breve, o internauta deve poder optar por receber as atualizações quinzenais direto no correio eletrônico. Por enquanto, a última edição, de 15 de agosto, está disponível no site do Instituto. O próximo número da publicação está previsto para o dia 1º de setembro.


2 de setembro

Centenário de Nascimento de Josué de Castro

O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) promove a cerimônia “Cidadão do Mundo” em homenagem ao centenário de nascimento de Josué de Castro. O evento acontece no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e tem início às 9h com um culto ecumênico em tributo ao médico e geógrafo, autor de importantes livros como Geografia da fome. A programação conta ainda com a Sessão Solene da Congregação do INJC e a mesa-redonda "Legado da obra de Josué de Castro – passado, presente e futuro".

O Fórum de Ciência e Cultura fica no Palácio Universitário da Praia Vermelha, avenida Pasteur, número 250, 2° andar, Urca, Rio. Mais informações pelo telefone 2280-8343 ou pelo e-mail secretaria@nutricao.ufrj.br.


3 de setembro

Saúde vocal na Praia Vermelha

O Projeto Saúde Vocal estará no campus da Praia Vermelha no próximo dia 3 de setembro promovendo oficinas que visam informar e ajudar na manutenção do bom funcionamento da voz, capacitando o público a ter resistência e projeção vocal. Coordenada pela professora da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ, Ângela Garcia, a iniciativa é fruto de uma parceria entre o curso de Fonoaudiologia da FM e a Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

As oficinas, voltadas para professores e alunos da universidade, serão realizadas até o dia 15 de outubro no prédio da Faculdade de Educação em encontros semanais às quartas-feiras pela manhã, das 11h às 12h40, e à tarde, das 17h às 18h40. As inscrições são gratuitas e os interessados devem enviar um e-mail para projetolicenciandos@yahoo.com.br com seguintes dados: nome completo, período, DRE e telefones.
6 de setembro

Curso em Biologia Molecular

Nos dias 6 e 7 de setembro, a Coordenação de Atividades de Extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CATE) oferece o curso “Fundamentos de Biologia Molecular Aplicados à Pesquisa e ao Diagnóstico Clínico”. O curso, que acontece das 8 às 17 horas, é destinado a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área de saúde e biologia. Dentre os temas abordados, estão: estrutura dos ácidos nucléicos e organização nuclear do DNA, estrutura dos genes, seqüências codificantes e não codificantes, seqüências regulatórias, elementos de repetição, elementos de translocação, polimorfismo alélico, manuseio de DNA, extração de DNA, quantificação de DNA, eletroforese em gel de agarose, dentre outros assuntos.

As inscrições podem ser feitas no site www.biof.ufrj.br/cate, pelos telefones (21) 2562-6722 e (21) 2562-6721 ou pelo e-mail
cate@biof.ufrj.br.

 

Congresso Brasileiro de Dermatologia

Ocorre em Fortaleza, de 6 a 10 de setembro, o 63° Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Com o tema "Dermatologia e Compromisso Social", pretende-se desenvolver ações de caráter social que dêem visibilidade ao papel da dermatologia para a sociedade civil.

O evento conta com palestrantes estrangeiros, apresentação de trabalhos científicos que disputam premiação, cursos e exposições. O congresso acontece no Centro de Convenções do Ceará, na avenida Washington Soares, nº 1.141. As inscrições podem ser feitas no próprio local, a partir do dia 5 de setembro, às 15 horas. Para mais informações, basta acessar a página http://www.dermato2008.com.br/index.cfm.


8 de setembro

II Simpósio em Ecologia

De 8 a 10 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o apoio da Sociedade Brasileira de Limnologia, realiza o II Simpósio em Ecologia. O Simpósio, este ano, aborda o tema “Ciclo do Carbono em Ecossistemas Aquáticos Continentais” e conta com palestras, mesas-redondas, divulgação de pôsteres e apresentações orais que tratam de questões como: processos relacionados à emissão, produção, consumo e acumulação de carbono em diferentes ecossistemas aquáticos continentais; relevância destes ecossistemas no balanço global do carbono; alterações humanas sobre o ciclo do carbono e as principais lacunas e perspectivas no estudo do ciclo do carbono em ecossistemas tropicais.

O evento acontece no auditório Horácio de Macedo, na Ilha da Cidade Universitária, campus do Fundão. Mais informações no site http://www.ppgecologia.biologia.ufrj.br/ciclocarbono.


16 de setembro

10 anos do NIPIAC

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e a Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) da UFRJ promove uma Jornada Comemorativa pelos 10 anos de fundação do grupo. O evento, que acontece em 16 de setembro, tem entrada franca e abertura marcada para 9h.

Em seguida, às 10h, ocorre a primeira mesa-redonda. Com o tema “Juventudes”, a mesa será composta por Joel Birman, professor da UFRJ, e por Marco Prado, integrante do Núcleo de Psicologia Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além da cineasta Lúcia Murat e da rapper Nega Giza.

Às 12h30, acontece a Mostra de trabalhos do NIPIAC. Já a segunda mesa-redonda, programada para as 14h30, tem como tema “Pesquisa-Intervenção”. Os participantes são Francisco Portugal da UFRJ, Cleci Maraschin da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Glacy Gorsky da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Ilka Ferrari da PUC Minas.

O encerramento da Jornada será às 17h30 com o lançamento da coletânea “Pesquisa-intervenção na Infância e Juventude” e coquetel. Mais informações no site www.psicologia.ufrj.br/nipiac.

Anteriores