Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 126
15 de maio de 2008

Microscópio

Instituto de Psiquiatria comemora 70 anos

Kareen Arnhold - AgN/PV

O Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completa, em 2008, 70 anos de existência. Para comemorar, muitas atividades estão programadas, uma delas é a realização do simpósio “Diretrizes no Tratamento de Transtornos Mentais”, que acontece entre os dias 3 e 5 de julho.

Na ocasião, convidados debaterão, em mesas redondas, temas como o tratamento de doenças mentais e transtornos alimentares, os novos desafios em saúde mental, perícia em psiquiatria e desafios atuais na atenção às dependências. Além das palestras, a programação inclui um treinamento prático sobre como tratar o tabagismo, a obesidade e a depressão infantil.

Direcionado a profissionais atuantes e futuros, na área de saúde, em geral, o encontro realiza-se com a proposta de evidenciar o potencial clínico do Instituto, conforme explica a coordenadora do Simpósio, doutora Maria Madalena Pizzaia: “Como tratar os transtornos mentais? Nós queremos mostrar o trabalho que o IPUB vem desenvolvendo ao longo desses 70 anos”.

História

Inaugurado como parte das comemorações da maioridade do imperador Pedro II, em 8 de dezembro de 1852, o Hospício Pedro II marcou a criação do primeiro hospital psiquiátrico do Brasil, com 140 pacientes.

Além das grades, celas de isolamento e quartos fortes, os pátios arborizados, somados ao tratamento com instrumentos musicais e trabalhos manuais, justificavam o caráter revolucionário para a época.

Em 1938, quando o hospício deixou de ser na Universidade do Brasil na Praia Vermelha – atual UFRJ –, o Pavilhão Rodrigues Caldas não perdeu seu caráter de assistência aos doentes mentais. No mesmo ano, foi instaurado no campus o Instituto de Psicologia do Serviço de Assistência a Psicopatas do Distrito Federal, que hoje é o Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

Anteriores