Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 124
30 de abril de 2008

Microscópio

RNA – Revolução na Biologia

Kareen Arnhold - AgN/PV

No final do mês de maio, a Coordenação de Programas de Estudos Avançados (Copea) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugura um novo ciclo de debates: o “RNA – Revolução na Biologia”. Trata-se de palestras gratuitas e abertas ao público, que acontece toda quinta-feira, no horário de 17h30, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ – Avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha – ou na Academia Brasileira de Ciências – rua Anfilófilo de Carvalho, 29, 3º andar, Centro.

De acordo com o coordenador científico da Copea, professor Herch Moyses Nussenzveig, o novo tema atende ao objetivo do Programa, de fomentar as pesquisas interdisciplinares de fronteira no país, particularmente na universidade, introduzindo questões de novas áreas avançadas da ciência na contemporaneidade:

- Os tratados de biologia terão que ser reescritos. Todos conhecem o DNA, que transporta a mensagem hereditária, mas o RNA, a que era dado menos importância, está se mostrando central, pois ele serve para controlar o que acontece na célula. O papel do RNA mudou muito nos últimos anos. Isto é algo extremamente quente.

Especialistas do Brasil e do exterior serão convidados a falar sobre o assunto. O primeiro deles, o professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Sergio Verjovski, inicia a discussão com a palestra “Novos paradigmas na Biologia”, no dia 29, na Academia Brasileira de Ciências.

RNA

Junto com o DNA (ácido desoxirribonucléico), o RNA (ácido ribonucléico) é uma substância química envolvida na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas, compostos que são o principal constituinte dos seres vivos.

Embora apresente uma composição semelhante ao do DNA, há especificidades que caracterizam o RNA: ele é um polímero de nucleótidos, geralmente em cadeia simples, que migra para o citoplasma após ser formado no núcleo. Sua quantidade varia de célula para célula e com a atividade celular.

Os tipos do ácido ribonucléico são quatro: o RNA Mensageiro transporta as informações do código genético do DNA para o citoplasma e determina as seqüências dos aminoácidos na construção das proteínas; o RNA Transportador encaminha os aminoácidos do citoplasma para onde ocorrerá a síntese das proteínas; o RNA Ribossômico promove a síntese; e o RNA Polimerase catalisa a fabricação de seqüências genéticas a partir de moldes.

Palestras

Para acompanhar a programação e saber o local de realização do evento, basta acessar o site do FCC (www.forum.ufrj.br), ou entrar em contato com Marilia Cruz pelo telefone (21) 2295-1595 (ramal 132).

A Coordenação de Programas de Estudos Avançados é uma instituição supra-departamental, formada por um grupo de seis pessoas, das quais três são da UFRJ. A iniciativa, de acordo com Moyses, visa “divulgar entre os cientistas acadêmicos, estudantes e interessados em geral, as descobertas mais recentes da ciência”.

Anteriores