Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 119
27 de março de 2008

Saúde em Foco

Disseminação de dengue do tipo 4 no Brasil é questão de tempo, diz médico



Folha Online

É apenas uma questão de tempo para que o vírus do tipo 4 da dengue chegue ao Brasil. A afirmação é do epidemiologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Paulo Sabroza, feita nesta terça-feira (25) em reunião na fundação para discutir a epidemia da doença.

Presente em países com a Venezuela e ainda não disseminado no Brasil, o vírus 4 pode ocasionar quadros de epidemia ainda mais graves que o deste ano, segundo Sabroza, já que a população do país ainda não está imune a ele.

"A questão não é mais se (o vírus 4) entrará ou não no Brasil, mas quando. Ele pode entrar em qualquer momento, mas é impossível dizer quando", afirmou.

Segundo Sabroza, o vírus 4 não é o mais grave dos tipos de dengue, mas pode causar "uma epidemia de milhões de pessoas se não for combatido".

Apesar de haver controle nas fronteiras do país, o epidemiologista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Roberto Medronho afirmou que não há como impedir a infiltração do tipo 4 no Brasil.

"Poderemos ter um quadro de maior magnitude se entrar o vírus 4", afirmou Medronho.

O Brasil já tem os tipos 1, 2 e 3 da dengue disseminados. Os três já atingiram a população do Rio, que ainda está suscetível ao tipo 4.

 

Folha Online, 25 de março, Editoria Cotidiano

Link original: Clique aqui

Anteriores