Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 113
17 de janeiro de 2008

Por uma boa causa

Dicas para não deixar a água-viva estragar seu verão

Seiji Nomura

O “Por uma boa causa” desse mês trata de alguns dos diferentes tipos de danos aos tecidos do corpo conhecidos como “queimaduras”. Nessa edição, o foco foi dado às chamadas “queimaduras de água-viva”, que têm preocupado os banhistas de diversas praias do litoral brasileiro.

— As queimaduras são agressões aos tecidos causadas por agentes físicos ou químicos que provocam grande alteração na temperatura. No caso das águas vivas o que realmente ocorre é um envenenamento pela liberação na pele de substâncias químicas — esclarece Celso Sodré, dermatologista do Hospital Clementino Fraga Filho da UFRJ.

O médico recomenda, logo após o contato com o animal, lavar o local com água do mar gelada e depois aplicar compressas de vinagre. “O frio (água do mar gelada ou bolsa de gelo) estabiliza os cistos e diminui a chance de liberarem a toxina. Já o ácido acético, presente no vinagre, a neutraliza. A água doce e a fricção estimulam a liberação da toxina”, explica o especialista.

De acordo com ele, no caso das caravelas (uma espécie de colônia de cnidários, de veneno mais forte que a maioria das águas-vivas) é preciso usar luvas e uma pinça para remover as espículas que elas introduzem, já que o contato com a área afetada pode provocar queimaduras.

— Os cnidários encontrados no litoral brasileiro, em geral produzem apenas efeitos locais, raramente podem provocar manifestações sistêmicas decorrentes da fração neurotóxica do veneno; febre, cefaléia, náusea, vômito, espasmo muscular e distúrbio da atividade elétrica cardíaca, provocando arritmias — esclarece o professor. Caso essas complicações se apresentem ou a dor seja muito intensa, é necessário consultar um médico, como sempre é recomendável.

Celso Sodré esclarece que grande parte das medidas usadas comumente (urinar na ferida, passar álcool ou gelo) não funcionam e podem até piorar a queimadura. Se a dor persistir, é aconselhável usar analgésicos e continuar a aplicar as compressas com vinagre.

Anteriores