Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 110
06 de dezembro de 2007

Agenda

Até 18 de dezembro

Campanha de Natal no IPPMG

Até o dia 18 de dezembro, o Centro Acadêmico Carlos Chagas (CACC) e o Centro de Políticas de Humanização do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) realizam uma campanha para arrecadar livros, brinquedos e alimentos para as mais de 200 crianças assistidas pelo hospital. Os interessados em ajudar devem procurar o Centro Acadêmico de Medicina para entregar suas doações.

Os presentes serão dados às crianças crianças atendidas pelo IPPMG na Festa de Natal do dia 20 de dezembro, promovida pelos organizadores para o final da campanha. Neste ano, o evento também conta com apresentações de música e teatro, um lanche e brincadeiras organizadas pelos alunos de Medicina e pelos Doutores da Alegria.

A iniciativa é uma expansão das parcerias do CACC e do Centro de Políticas de Humanização do IPPMG com a ONG Recomeçar, uma das responsáveis pelo atendimento de crianças em pós-alta hospitalar e suas famílias. Neste último ano, as campanhas promovidas pelo grupo já arrecadaram junto aos alunos de Medicina aproximadamente duas toneladas de alimentos, além de livros e outros itens.


19 de dezembro

Espetáculo com crianças surdas

O ambulatório de surdez-voz do serviço de Fonoaudiologia de Hospital Universitário Clementino Fraga Filho realiza uma peça com crianças surdas, assistidas pelo Hospital. Sob a organização da fonoaudióloga e mestre em teatro Lídia Becker, o projeto visa estimular a comunicação de crianças e jovens portadores de variados níveis de deficiência auditiva.

A peça, voltada principalmente para os pais das crianças e alunos do curso de fonoaudiologia, será exibida no dia 19 de dezembro, no auditório da Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde, em dois horários: 10h30 e 14h30.


Até 12 de janeiro

Curso sobre uso de antimicrobianos

Estão abertas as inscrições para o curso a distância "Uso racional de antimicrobianos para prescritores", realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com órgãos nacionais e internacionais de saúde.

Este curso busca capacitar médicos e dentistas envolvidos com a prescrição de medicamentos antimicrobianos.

Informações e inscrições: http://www.atmracional.org.br/index.htm.


Até 31 de janeiro

Especialização em Enfermagem do Trabalho

A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN-UFRJ) está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro para o 19º Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho.

O curso, destinado a enfermeiros, terá início em março do próximo ano. A carga horária é de 628 horas.

Mais informações no Departamento de Enfermagem e Saúde Pública – EEAN. Rua Afonso Cavalcanti, 275 - 2º andar. Cidade Nova - Rio de Janeiro. Telefones: (21) 2293-8899 ramal 223 ou 82409654. Site: www.eean.ufrj.br.


Até 6 de março

Formação em Psicanálise

O Departamento “Formação em Psicanálise” do Instituto Sedes Sapientiae oferece a partir do próximo ano dois cursos regulares: Formação em Psicanálise e Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica.

Ambos são voltados para profissionais com formação universitária, psicólogos e médicos. As inscrições foram abertas no dia 16 de novembro.

O curso de Formação tem duração de quatro anos, com carga horária mínima de 6 horas semanais. As inscrições vão até o dia 13 de fevereiro.

Já o curso de Fundamentos tem carga horária total de 68 horas e duração de um ano. O prazo para se inscrever termina em 6 de março de 2008.

Mais informações no site www.sedes.org.br.

 

Anteriores