Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 109
29 de novembro de 2007

Saúde em Foco

Amamentar protege bebê de desenvolver câncer na vida adulta

Doença é a segunda causa de morte no Brasil, atrás dos problemas cardiovasculares. Já se sabia que o aleitamento também reduz risco de tumor de mama na mãe.

release da Agência Estado

Um painel de 22 especialistas de cinco continentes concluiu que, além de proteger contra infecções, desenvolver o sistema imunológico e fortalecer o vínculo entre mãe e filho, a amamentação tem um importante e pouco conhecido benefício: prevenir o câncer.

Durante cinco anos eles revisaram sete mil estudos e escreveram uma lista com recomendações que reduzem o risco de desenvolver a doença, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil. "A amamentação reduz o risco de obesidade, que é fator de risco principal para os tumores do trato digestivo e secundário para a maioria dos tipos de câncer", disse o diretor-geral do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (WCRF), Geoffrey Cannon, que lançou nesta terça-feira (27), no Congresso Internacional de Controle de Câncer, a tradução brasileira do relatório.

"É necessário enfatizar que não existe nenhum outro estudo global com bases científicas tão fortes", afirmou. Embora houvesse evidências de que a amamentação torna menor a possibilidade de a mãe desenvolver tumor no seios, é a primeira vez que é relacionada à prevenção da moléstia na vida adulta do bebê, disse.

Segundo Cannon, o objetivo do estudo era chegar às recomendações, que servem de metas para a saúde pública e orientação pessoal visando a adoção de hábitos mais saudáveis. O câncer é uma enfermidade de genes vulneráveis à mutação, especialmente durante o longo período da vida humana.

Online G1 , 21 de novembro, Editoria Ciência e Saúde

link original:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL195498-5603,00.html

 

Anteriores