Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 101
04 de outubro de 2007

Microscópio

I Simpósio Internacional em Atenção Materno-Infantil


Priscila Biancovilli

A valorização no cuidado, no sentido simples e amplo da palavra. Esta é a proposta do I Simpósio Internacional em Atenção Materno-Infantil, promovido pela Maternidade-Escola, a acontecer nos dias 25 e 26 de outubro. O objetivo do encontro é capacitar profissionais graduados ligados às áreas da Saúde, e a finalidade é promover uma articulação entre a assistência à saúde materna e à infantil. Trata-se de um encontro científico propiciatório à comunidade do campo da Saúde, e à sociedade em geral, a oportunidade para debater e aprofundar questões ao redor do campo ético de Cuidar. Os coordenadores do evento são os professores Marcus Renato de Carvalho, e Marisa Schragel Maia.

O simpósio é desdobramento de dois anos acadêmicos do curso de pós-graduação em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil. “Desde a idealização do curso até a celebração do Simpósio, foram, pelo menos, três anos de muito investimento, pesquisa e trabalho acadêmico. A escolha do tema não é gratuita: ética e trabalho foram temas centrais em nossos debates e conferências”, explica o professor Marcus Renato de Carvalho, coordenador do Simpósio.

Ética e cuidado

A idéia do Simpósio surgiu aos poucos, das discussões sobre diversos temas vinculados à saúde e ao momento histórico-político atual, no Rio de Janeiro e no mundo. “Vivemos uma crise civilizatória de grandes proporções; a consciência de sua dimensão nos levou a idealizar o curso. Tivemos como base uma proposta ética, política e clínica. Afinal, desenvolvendo e ampliando o espaço teórico-clínico dos profissionais atuantes junto à díade mãe-bebê ou família-criança, contribuímos para a criação de um campo mais fértil; onde processos humanizantes, tão caros à nossa civilização, poderão tomar forma com mais vigor”, completa o professor.

A proposta inicial é a realização de um simpósio a cada dois anos, durante o encerramento dos trabalhos acadêmicos dos cursos de especialização. “O tema de cada simpósio deve variar de acordo com o interesse e prioridade do fórum de reflexão desenvolvido durante os dois anos de formação do grupo, levando-se também em consideração a conjuntura local e nacional. Por outro lado, nossa intenção é ir além dos muros da Universidade: a discussão proposta é urgente e diz respeito a qualquer um de nós. É preciso criar discussões sobre o esgarçamento e a razão cínica que norteia nossa cultura hoje”, esclarece Marcus.

Programação

A conferência de abertura será proferida pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares, em análise sobre o descuido do Estado com as redes sociais, uma das causas da violência no Rio de Janeiro. Na segunda conferência, Carlos Alberto Plastino, cientista político e psicanalista, abordará mais amplamente o tema da ética, do cuidado e da cultura. Por fim, a última conferência contará com a presença de Claude Boukobza, coordenador do centro de acolhimento mãe-bebê do hospital St. Denis, em Paris. “Ela trará a experiência clínica em intervenção precoce como uma possibilidade de oferecer um ambiente de acolhimento à mãe e ao bebê em situação de risco para desestruturação física ou psíquica”, explica Marcus. Os temas das mesas – subjetivação, clínica, violência e descuido – serão desenvolvidos em torno dos dois eixos fundamentais: a ética e o cuidado. Os convidados expositores são profissionais e pesquisadores, experientes e reconhecidos em suas áreas.

 

Anteriores