Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 101
04 de outubro de 2007

Agenda

4 de outubro - II Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal

Ocorre do dia 4 até 6 de outubro, no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), parceria entre a Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e o Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança (NUPESC) do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem (EEAN/UFRJ).

O encontro discute o tema “O cuidado na infância e adolescência: retratos da prática de enfermagem” e o Auditório fica no Bloco K – Centro de Ciências da Saúde (CCS)/UFRJ na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

 

 


5 de outubro -  Gestar, parir e nascer naturalmente humanizado

Na sexta-feira, 5 de outubro, acontece a Palestra “Gestar, parir e nascer naturalmente humanizados”, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Saúde da Mulher da Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN/UFRJ.

O objetivo é proporcionar a gestantes, mães, discentes, docentes e profissionais da área a oportunidade da ampliação de conhecimentos sobre a assistência humanizada à gestação-parto, nascimento-puerpério e cuidados com o bebê; palestras sobre a sexualidade na gestação e no pós-parto, o desenvolvimento da gestação e os cuidados necessários, a avaliação das mamas e os cuidados para o sucesso da amamentação, técnicas naturais para facilitar o trabalho de parto, a ginástica da boa forma durante a gestação e o pós-parto, entre outros assuntos. Durante o ciclo será oferecida uma oficina de Shantala, que ensina a evitar a gravidez naturalmente durante a amamentação.

A mesa de abertura acontece, às 8 horas no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ — av. Pasteur, 250, Praia Vermelha/2° andar — com debate sobre as “Políticas governamentais de humanização da assistência ao parto e nascimento”.

Mais informações e inscrições pelo e-mail gosfconsultoria@infolink.com.br ou pelos telefones da coordenadora, professora Fátima Reis: 2244-1304 / 9767-8866 / 8109-0446.


5 de outubro - Manejo odontológico do paciente com câncer

Realização do Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia da UFRJ, o curso “Manejo odontológico do paciente com câncer” ocorre no dia 5 de outubro, das 18 às 20 horas, no anfiteatro do Conselho Regional de Odontologia. Os participantes receberão certificado ao fim da palestra.

Conselho Regional de Odontologia: rua Araújo Porto Alegre, 70, Centro. Inscrições gratuitas pelo telefone 3505-7600.

 


6 de outubro - XI Encontro para Educadores do Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade

O Encontro para educadores do grupo de estudos e consultórios de fonoaudiologia e psicomotricidade Mariângela Stampa ocorre, em sua 11ª edição, reúne especialistas e professores de diversas instituições, abordando temas como educação familiar, comportamento de alunos, entre outros.

O evento acontece dia 6, na rua Marquês de Abrantes, nº 99, Flamengo (em frente à estação do Metrô-Flamengo). As atividades se iniciam às 8 horas. Mais informações nos telefones: 2205-7743 e 2205-2205.

 


8 de outubro – Jornada de Iniciação Científica

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PR2/UFRJ realiza na segunda-feira, 8 de outubro, a XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, com apoio do Banco do Brasil, da Eletrobrás, da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC).

O encontro, sob coordenação da professora Sandra Azevedo, visa à reunião de avaliadores externos do CNPq, da PR-2 e de coordenadores de Centro da Jornada e Comitê Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A abertura do evento será às 17h20 no Salão Moniz de Aragão do FCC — av. Pasteur, 250, 2° andar, Praia Vermelha. Mais informações pelo telefone 2598-1719.

Na terça-feira, dia 9, o Instituto de Economia (IE) realiza a Jornada de Iniciação Científica do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ – CCJE.  O encontro acadêmico, coordenado pela professora Marta Calmon Leme, ocorre às 13 horas no Salão Dourado do FCC. Outras informações pelo telefone 3873-5236.

A Jornada tem atividade também na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão e acontece até o dia 11 de outubro.


15 de outubro – XXV Semana de Farmácia

 

De 15 a 19 de outubro, o Centro Acadêmico da Faculdade de Farmácia realiza a XXV Semana de Farmácia. A Semana inclui palestras e cursos, sob o tema “Eu farmacêutico: saúde, ciência e sociedade”. As atividades são no prédio do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

Inscrições no próprio CA de Farmácia, até o dia 12 de outubro, das 12 às 14 horas. Mais informações pelo e-mail semanadefarmaciaufrj@yahoogrupos.com.br.

 

 


18 de outubro – Exposição em homenagem ao Dia do Médico

 

A Academia Nacional de Medicina recebe a exposição “Arte e saúde – humanizando o ambiente hospitalar II” em homenagem pelo Dia do Médico. A mostra ocorre entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro.

A Academia fica na avenida General Justo, 365, 9º andar, no Centro do Rio de Janeiro. A exposição está montada na varanda do museu Inaldo de Lyra Neves-Manta, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas.

 

 


25 de outubro - I Simpósio Internacional em Atenção Materno-Infantil

 

 

A Maternidade-Escola promove, nos dias 25 e 26 de outubro, o Curso e Simpósio de Atenção integral à saúde materno-infantil. O objetivo do curso é capacitar profissionais graduados ligados às áreas de saúde e tenciona  promover uma articulação entre a assistência à saúde materna e à infantil, levando em consideração a importância do vínculo mãe-bebê, pressuposto básico para o desenvolvimento infantil saudável.

As inscrições estão abertas até o dia do evento na própria Maternidade: rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras (RJ). Telefones para contato: (21) 2285-7935 ramais 260, 261 e e-mail: dir-dgo@me.ufrj.br.

 

 


29 de outubro - XVII Jornada Acadêmica de Odontologia

 

Nos dias 29 e 30 de outubro acontece a XVII Jornada Acadêmica de Odontologia PET/UFRJ, no prédio da Faculdade de Odontologia da UFRJ. A programação inclui cursos, conferências e simpósios.

A Faculdade de Odontologia da UFRJ fica na avenida Brigadeiro Trompowski, s/nº, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão. Mais informações no site www.contextoinformatica.com.br.

 


31 de outubro – Encontro Internacional de Enfermagem

A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) promove, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o Encontro internacional: produção de conhecimento e núcleos de pesquisa em enfermagem, em comemoração pelos 70 anos de inserção da Escola no sistema universitário.

A programação inclui debates e grupos de discussão sobre temas relacionados à área. O evento ocorre no Salão Colonial no 1º andar do Hotel Glória, na rua do Russel, 632, Glória. Inscrições gratuitas no dia do encontro. Mais informações pelo telefone: 2293-8999, ramal 215 e pelo e-mail direcao@eean.ufrj.br.

 

Anteriores