Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 100
28 de setembro de 2007

Por uma boa causa

Hemácias fora de controle

Flávia Fontinhas

Ao nos deslocarmos para regiões de elevadas altitudes, onde o ar é rarefeito; por hábitos como o fumo; mesmo devido à vida urbana, que traz consigo a poluição, em especial o gás carbônico (CO2); temos nossa capacidade de transporte de oxigênio para as células reduzida, o que força nosso organismo a produzir mais hemácias, gerando a policitemia.

A policitemia secundária é justamente esse excesso de origem fisiológica, e não traz maiores transtornos, uma vez que o organismo se encarrega de regular essa variação. Entretanto, existe um tipo de policitemia de difícil controle: a Policitemia Vera, tema abordado pela editoria “Por uma boa causa” dessa semana, encerrando o ciclo de matérias sobre Doenças Hematológicas.

A policitemia vera é uma doença de origem genética, caracterizada por um aumento do número de hemácias, também chamadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos. “Esse conhecimento de que a causa é genética é muito recente, data de quando foi encontrada finalmente a mutação nas células precursoras das hemácias, a causa dessa proliferação exacerbada de eritrócitos, chamada JAK-2”, afirma Nelson Spector, professor de Hematologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O sistema de produção de hemácias no organismo humano precisa ser muito controlado, uma vez que elas transportam oxigênio, e são, portanto, indispensáveis em sua distribuição para as células. O controle é feito nos rins, por um sensor de oxigênio; ele responde à queda no nível de O2 produzindo uma substância chamada eritropoietina, que, por sua vez, estimula a produção das hemácias. Então, toda vez que há uma baixa na produção de oxigênio, aumenta-se a produção de eritropoietina e, com isso, a medula óssea passa a fabricar mais hemácias.

– Não há uma causa estabelecida para a ocorrência da policitemia vera. A pessoa nasce sem o problema e, por razões ainda não exatamente claras aparece a mutação; por um mecanismo bastante complexo, essa alteração leva as hemácias a se proliferarem mais do que deveriam –, esclarece o professor.

Diagnóstico

A forma mais comum de diagnosticar a doença é a leitura do hemograma, caso ele apresente uma elevação anormal no número de hemácias, o paciente deve ser encaminhado a um hematologista a fim de fazer uma avaliação, cujo principal objetivo é verificar se é um caso de policitemia primária (vera) ou secundária.

O médico deverá fazer alguma sondagem para determinar a causa: se o paciente fuma, se ele está tendo alguma alteração renal, se trabalha em locais muito poluídos etc.

– No exame físico há três fatores em muito facilitadores do diagnóstico da doença: primeiro, o aumento do baço (um órgão envolvido na produção de sangue, durante os primeiros meses de vida uterina), ocorrido apenas em pessoas com policitemia vera; a face fortemente avermelhada dos pacientes (com o nome clínico de pletora, dá origem ao nome completo da doença: Policitemia Rubra Vera); por último, as conjuntivas dos olhos, e vez de bem branquinhas como costumam ser, ficam vermelhas e injetadas –, explica o professor.

Além disso, são feitos exames para dosar a quantidade de oxigênio no sangue, que precisa estar normal ou alta e a quantidade de eritropoietina, que deve estar abaixo do normal. Outros exames também podem ser realizados a fim de completar o diagnóstico, como a avaliação direta da medula óssea, através de uma biópsia por agulha, e a busca pela mutação JAK-2, para confirmar, sem dúvida, a presença da doença.

– O principal problema em relação à policitemia vera é o fato de a medula reagir de forma global; por isso, muitas vezes o paciente, além das hemácias altas, também tem os leucócitos um pouco aumentados, e plaquetas bem acima do normal (o normal é 500 mil, e os pacientes têm em torno de 800 mil a 1 milhão). Essa junção de plaquetas e hemácias altas aumenta o risco de tromboses arteriais, uma vez que a maior quantidade de hemácias aumenta a viscosidade do sangue, deixando-o mais grosso. O conjunto é muito preocupante, tendo em vista essas tromboses poderem causar desde um infarto agudo do miocárdio, a um acidente vascular cerebral (AVC) –, alerta Nelson.

Outro risco para esses pacientes, pela mesma razão, é a ocorrência de qualquer cirurgia; se houver qualquer alteração de oxigenação durante a cirurgia, pode ocorrer rapidamente uma trombose maciça. Por isso, o certo é normalizar primeiro o hematócrito dos pacientes, sempre que possível, antes de levá-los para uma cirurgia.

Formas de tratamento

Inicialmente o paciente deve eliminar os fatores de risco. Se ele fuma, deve parar imediatamente de fumar, exatamente para evitar o alto risco de uma trombose.

– E a parte essencial do tratamento é normalizar os níveis de hemácias. Em pacientes com mais de 50 anos, o mais indicado é administrar um remédio por via oral, chamado hidroxiuréia, muito eficaz no tratamento. O paciente toma de 2 a 3 cápsulas ao dia, e vai suavemente baixando os níveis de hemácias até o normal. Já se o paciente chega com um número muito elevado de hemácias, o médico pode utilizar um recurso pontual para baixar rapidamente o nível; consiste em retirar sangue do paciente; o que se chama tradicionalmente de sangria. Assim, são retiradas bolsas de sangue de 500ml duas vezes por semana, durante o período de 3 a 6 semanas consecutivas; o que faz o hematócrito baixar até valores normais rapidamente –, explica o médico.

Além disso, uma descoberta importante no tratamento da policitemia vera foi o uso da aspirina, o ácido acetil salicílico, a fim de evitar o risco de trombose pelo aumento das plaquetas.

–Através de um estudo italiano, feito cerca de dois anos atrás, descobriu-se pacientes com policitemia vera que tomaram aspirina e tiveram muito menos problemas de trombose arterial, AVCs, infartos e obstrução arterial periférica (a trombose nos dedos, principalmente dos pés), que os não usuários de aspirina; o ácido acetil salicílico promoveu uma grande melhora na qualidade de vida de pacientes portadores da doença –, conclui o professor.

Anteriores