Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 064
30 de novembro de 2006

Saúde em Foco

Festival UFRJ Mar movimenta Macaé Centro no fim de semana

Evento foi aberto nesta sexta com a visita de alunos da rede municipal

Marilene Carvalho


Macaé sedia neste fim de semana a oitava edição do Festival Interdisciplinar UFRJ Mar. O evento foi aberto oficialmente nesta sexta-feira (17), às 15h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro, reunindo 58 oficinas. Embora os alunos do ensino fundamental formem o público alvo, o festival é aberto à comunidade em geral. No próximo final semana, também de sexta a domingo, haverá a segunda e última etapa do evento, que estima a visita de cinco mil pessoas.

O festival foi criado pela UFRJ com o objetivo de atender as comunidades costeiras. Sua edição é semestral. Nas oficinas são apresentados os projetos de extensão desenvolvidos por cada centro de estudos da universidade. O evento é dividido em quatro pólos: Oficinas (no pavilhão e segundo piso), Escola de Pescadores (segundo piso), Cultural (nas sedes das sociedades musicais Lira dos Conspiradores e Nova Aurora, Solar dos Mellos e Macaé Centro) e de Cursos (no Cefet, dirigido a professores da instituição).

No pavilhão principal do Macaé Centro estão concentradas 40 oficinas, incluindo o muro de escalada do Projeto Calango, realizado pela Faculdade de Educação Física. No estande da Saúde, estudantes da Faculdade de Medicina abordam questões atuais relacionadas à sexualidade. O Horto da UFRJ, que é parte integrante da Prefeitura Universitária, traz para o público algumas novidades como a Horta em PET e a Horta em telhado, além de fazer a distribuição de mudas de plantas ornamentais. A Engenharia Naval, também presente no evento apresenta modelos de embarcações construídos pelos estudantes.

Segundo o instrutor de oficinas, Jônatas Peixoto, o formato dos festivais é idealizado de acordo com as estruturas disponibilizadas nas cidades sedes. “O de Macaé, que dispõe de um centro de convenções, está sendo o maior de todos realizados até agora”, confirma o instrutor. As oficinas são realizadas por estudantes e funcionários da universidade com a orientação dos professores. A oitava edição do festival é uma parceria da UFRJ com a Petrobras e a Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria municipal de Educação e da Escola de Pescadores, que marca a segunda participação efetiva no evento.

Coroando o sucesso dos festivais interdisciplinares, a Marinha do Brasil doou ao UFRJ Mar um navio que gerou o nome do Projeto Aurora, que tem lançamento previsto para meados do ano que vem. A embarcação será utilizada para levar para as comunidades costeiras uma mostra itinerante compactada dos projetos de extensão da universidade.

AFP

Link original:
http://www.macae.rj.gov.br/noticias/mostranot.asp?id=6348

Fonte: Portal Macaé - 17/11/2006 17:31:21

Anteriores