Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 062
16 de novembro de 2006

Microscópio

Expectativas em torno do XXVII Cibran

Renata Magliano

Foi também pensando em contribuir para as políticas públicas de saúde do país que Pós-graduação em Nutrição no Brasil: avanços e perspectivas futuras foi escolhido como tema a ser discutido neste ano, na XXVII Reunião do Consórcio das Instituições Brasileiras de Alimentação e Nutrição (Cibran). O evento ocorre nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), no Campus da Praia Vermelha da UFRJ.

 Elisabeth Accioly, professora e diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ, explica que o Cibran é um fórum anual, interprofissional e multidisciplinar, com a participação de representantes de instituições de Ensino e Pesquisa, na área de Alimentos e Nutrição, de todo o país. O objetivo do encontro é fazer uma reflexão acadêmica, divulgar os trabalhos científicos e promover experiências interinstitucionais.

Criado em 1968, sob a forma de simpósio, o Cibran, em 2006, tem a UFRJ como sede e instituição organizadora. Por intermédio do Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN), o evento é promovido por uma comissão de docentes do INJC, coordenada por Gilberto Kac, professor e pesquisador do instituto, contando ainda com o apoio de José Eduardo Dutra de Oliveira, fundador do Cibran e com a co-participação da Fundação Simpósio Brasileiro de Alimentação e Nutrição (Siban).

- Realizando-se no espaço acadêmico da UFRJ, esperamos que seja um marco na busca do fortalecimento técnico e político dos programas de pós-graduação em Nutrição. Reunir seleto grupo de pesquisadores de uma determinada área de conhecimento, por si só, já traduz possibilidades de retroalimentação e contribuição à pesquisa e pós-graduação, especialmente sendo esses temas centrais e recorrentes, como observado em fóruns anteriores - ressalta Accioly.

Segundo Lúcia Maria Jaeger de Carvalho, professora e chefe do Departamento de Nutrição Básica e Experimental do INJC, que faz parte da comissão organizadora do Cibran, a importância do evento está na divulgação dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado do INJC, e na possibilidade de maior integração com os programas de pós-graduação em Nutrição no Brasil.

A temática deste ano é estratégica, "tendo em vista o incremento, em anos recentes, de programas de pós-graduação em Nutrição e o reconhecimento crescente dessa área do saber como estratégica para o desenvolvimento nacional", destaca Elisabeth Accioly.

 Para os dois dias de veneto, estão programadas palestras, apresentação de relatórios de atividades institucionais e exposição de trabalhos científicos na forma de pôster. Além disso, serão realizadas homenagens a pesquisadores da área e escolha das três melhores dissertações dos programas de pós-graduação em Nutrição do país.

Anteriores