Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 058
19 de outubro de 2006

Saúde em Foco

CNPq participa da Semana Nacional de C&T

Nesta terça-feira, será entregue o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica.  

A Semana Nacional de C&T conta com a participação do CNPq/MCT no espaço montado em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Museu Nacional 

Entre os dias 16 e 23 de outubro, estão programadas exposição institucional, entrega de prêmios e uma mesa-redonda.

Na Esplanada dos Ministérios, o CNPq está participando do evento, no estande montado pelo MCT, juntamente com demais instituições deste Ministério. 

No estande, os visitantes podem ter informações sobre os serviços e produtos do CNPq e conhecer uma pesquisa sobre infecção hospitalar.

Coordenada por Octávio Luiz Franco, da Universidade Católica de Brasília, a pesquisa apresentada pelo CNPq mostra a eficácia das sementes de goiaba, maracujá e feijão de corda no combate às bactérias e aos fungos que causam infecções nos hospitais. 

No maracujá, foram encontrados compostos que atuam contra o fungo Aspergillus, que causa a infecção pulmonar.

Na goiaba, os pesquisadores descobriram uma proteína rica em glicina, que combate as bactérias Klebsiella e Proteus, causadoras de infecções renais e intestinais. 

Todos os testes de laboratório já foram realizados e os antibióticos superaram as expectativas não só pela atuação eficiente, como também por não conter nenhum composto com atividade alergênica.

Mesa-redonda 

Na sede do CNPq, acontecerá a mesa-redonda "Análise por pares: caminhos do fomento à ciência e à tecnologia em tempos de criatividade e inovação", no dia 20 de outubro, às 14:30h, na Sala Álvaro Alberto.

Mediada pelo vice-presidente da agência, Lauro Morhy, contará com a presença de pesquisadores e técnicos do CNPq.

CNPq entrega Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica 

Na Semana Nacional de C&T, que vai até 23/10, o CNPq/MCT vai premiar os vencedores do 4º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica 

A cerimônia de entrega dos prêmios, que contará com a participação do MCT, Sergio Rezende, acontece nesta terça-feira, às 17h, no espaço montado pelo MCT, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. 

O objetivo do Prêmio é incentivar bolsistas de iniciação científica do CNPq, nas três grandes áreas do conhecimento, que se destacaram durante o ano pela relevância e qualidade do relatório final. 

Também é premiada, na categoria Mérito Institucional, a instituição do Pibic que contribuiu de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

Os vencedores, que concorreram com 208 trabalhos inscritos, ganharão a quantia equivalente a 12 meses de bolsa de IC e bolsa de mestrado.

Este ano, contando com o apoio da British Council, o bolsista da área de Ciências da Vida receberá, também, uma visita a centros de excelência no Reino Unido, patrocinada pelo British Council. 

Os dois agraciados das áreas: - Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e - Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes recebem assinaturas da Revista Nature. O Prêmio conta, ainda, com o apoio da Eletrobrás.  

Conheça os vencedores:

Mérito Institucional: 

Universidade Federal de Viçosa – UFV 

Ciências da Vida

Bolsista: Carla Freitas 
Estudante de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ 
Orientadora: Maria Cristina Maciel Plotkowisk  

Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes 

Bolsista: David Patrício Lacerda 
Estudante de História da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.  
Orientador: Ronaldo Pereira de Jesus 

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias 

Bolsista: Herbert Paula de Vasconcelos 
Estudante de Engenharia Mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA 
Orientador: Ezio Castejon Garcia 

Menções honrosas: 

1) Charles Bronzo Barbosa Farias - Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, sob a orientação de Leonie Asfora Sarubbo; 
2) John Wilhelm Anton Donner Jr. - Universidade de São Paulo - USP, sob a orientação de Paulo Rogério Miranda Correia; e 
 3) Rafael de Sousa Rocha - Universidade de Fortaleza – UNIFOR, sob a orientação de Maria Andréia Fórmico Rodrigues. 
(Com dados da assessoria de comunicação do CNPq)

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=41615 

 

Anteriores