Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 058
19 de outubro de 2006

Agenda

Até 31 de outubro - Inscrições para o curso de auditoria ambiental da UFRJ

Estão abertas as inscrições para o curso de auditoria ambiental da UFRJ. O curso capacita pessoas para atuar em planejamento, implantação e realização de auditorias em Sistemas de Gestão Ambiental com base na Norma NBR ISO 14001. As disciplinas pretendem  abordar aspectos normativos, conceituais, legais, técnicos, metodológicos e práticos da atividade de auditoria.

Ao final do curso, o aluno obterá um certificado de formação de Auditor Ambiental Interno, concedido pelo Núcleo de Ciências Ambientais/UFRJ, um certificado de formação de Auditor Ambiental Líder, concedido pelo  British Standards Institution (BSi) e a declaração de práticas em auditoria ambiental. Para fazer a inscrição, basta acessar o endereço na internet http://www.nadc.biologia.ufrj.br/auditoria.htm


De 17 a 22 de outubro - UFRJ participa de campanha nacional sobre gagueira

Em comemoração ao dia Internacional de Atenção à Gagueira (22 de outubro), uma campanha nacional, intitulada Causas da Gagueira, promove pelo país eventos para discutir o tema que ainda gera dúvidas e preconceitos. No Rio de Janeiro, a UFRJ possui duas representantes - Leila Nagib e Juliana Pereira, professoras do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina - que estarão participando da jornada em prol do esclarecimento dessa disfunção.

As professoras estarão no campus da Praia Vermelha, distribuindo folders explicativos todos os dias e abrirão inscrições para triagem no local, na praça da Cinelândia, no posto de Saúde Necker Pinto, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo. Cada dia será dedicado a um local para atendimento.


Até 10 de novembro - Inscrições para o curso de Mestrado no Instituto Oswaldo Cruz

O Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (IOC) abre inscrição para os cursos de pós-graduação. De 10 de outubro a 10 de novembro, está aberto o processo de seleção para o curso de mestrado acadêmico em Biologia Parasitária. De 16 de outubro a 10 de novembro, abrem as inscrições para os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Biologia Celular e Molecular. As aulas serão realizadas no campus de Manguinhos da Fiocruz (Av. Brasil, 4365). As provas ocorrem nos meses de novembro e dezembro deste ano.

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC tem como principal objetivo a formação de recursos humanos de alto nível científico e a capacitação de seus graduandos para o planejamento e desenvolvimento de pesquisas, novas metodologias e produtos na área da Biotecnologia. Já o Programa de Biologia Parasitária tem como meta a formação de pesquisadores e docentes para o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada em Biologia Parasitária por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa original dentro das áreas de abrangência do curso. 

Mais informações em  http://ensino.ioc.fiocruz.br/ ou pelo telefone (21) 2598-4336 ou 2598-4337


Até 21 - Inscrições para curso de especialização do IPUB

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) abre o curso de especialização neurociências e longevidade para graduados em medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social, musicoterapia ou educação física. Com carga horária de 360 horas, o curso ocorre aos sábados, de 8 às 17h.

São necessários para participar da seleção, fotocópias autenticadas do diploma de graduação e da carteira de identidade e currículo. Não serão aceitas as inscrições feitas via fax, correio eletrônico ou internet. Demais informações pelos telefones 2295-5549 / 3449, ramal 226, pelo e-mail cursoespeciz@ipub.ufrj.br ou no site http://www.ipub.ufrj.br/espec_neuro.htm.


25 e 26 de outubro - Nutrição, Ciência em Perspectiva - 60 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro promove o evento científico Nutrição, Ciência em Perspectiva - 60 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro, em 25 e 26 de outubro de 2006.

O evento contará com três eixos temáticos: narrativas do passado: histórico sobre a trajetória do INJC; nutrição no presente, um projeto em construção: avanços recentes no conhecimento nutricional; perspectivas futuras: nutrição, ciência, tecnologia e desenvolvimento social. No encontro será lançado um Concurso Nacional de Monografias. Informações e inscrições (gratuitas) pelo http://www.nutricao.ufrj.br/60anos, ou através dos telefones 2562-6679 e 2560-8293.


Inscrições abertas - II Simpósio sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS)

A segunda edição do Seminário sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, SAPIS, realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2006, pelo Programa Eicos/IP da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parcerias com outras instituições de pesquisa, à Av. Pasteur, 250 (Campus da Praia Vermelha - R.J), já está com as inscrições abertas.
O II SAPIS visa dar continuidade ao primeiro encontro, realizado em 2005, para promover a discussão das questões relacionadas ao tema da inclusão social, proporcionar o intercâmbio crítico de experiências de pesquisas e projetos, discutir metodologias, e contribuir para a construção de uma rede de pesquisadores no ramo.

Para informações complementares sobre o evento, inscrições, normas de encaminhamento de trabalhos e demais esclarecimentos, acesse o site www.ivt-rj.net/sapis ou entre em contato pelo e-mail eventosapis@yahoo.com.br.


De 23 a 27 - V Semana de Atualização em Intoxicações Agudas

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT) do Rio de Janeiro, que funciona no HUCFF, realiza sua V Semana de Atualização em Intoxicações Agudas de 23 a 27 de Outubro. As apresentações acontecerão a partir das 16h, no Auditório Halley Pacheco, no 8º andar do hospital.

O evento é aberto a profissionais e acadêmicos das áreas de Medicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Enfermagem. As inscrições devem ser feitas pela CAE, no 12º andar, ou pelo telefone 2562-6010. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2573-3244 e 2290-3344 (24 horas). 


19 a 22 de outubro - Semana nacional de ciência e tecnologia - Criatividade & Inovação

A III edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece entre os dias 16 e 22 de outubro, em universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas de todo o país. Coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a SNC&T tem por objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades relacionados à ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Inscrições de escolas e outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2598-9691 /9692/9693/9696/9697/1892 ou pelo endereço eletrônico eventos@pr5.ufrj.br. A programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pode ser conferida no site http://semanact2006.mct.gov.br/index.php/content/view/1.html

 

Anteriores