Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 052
06 de setembro de 2006

Argumento

Dort: profissionais de saúde também sentem dor

Taisa Gamboa

O trabalho enobrece, produz renda e provoca dores. As Dort - Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho - compreendem todo e qualquer sintoma ou alteração orgânica provocada pela ocupação profissional.

De acordo com Mario Newton Leitão de Azevedo, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, o tipo de Dort varia conforme a área de atuação da pessoa e suas necessidades específicas. As ocorrências vão desde as relacionadas com o ambiente de trabalho, como a postura, as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), até àquelas contraídas por infecção e contaminação físico-química.

- Os profissionais da rede pública de saúde são os mais afetados. As péssimas condições de trabalho e a exposição a uma enorme quantidade de doenças e substâncias perigosas oferecem risco à saúde de médicos, enfermeiras e funcionários técnico-administrativos. Mas no geral, o sistema músculo-esquelético é o que sofre mais danos, pois se relaciona com as regiões mais solicitadas pela repetição de movimento, esforço ou por grande sobrecarga – destaca Mário Newton Azevedo.

Várias características individuais influenciam na ocorrência das Dort, não apenas as intrínsecas como também as extrínsecas. A depressão, a ansiedade, a insatisfação, a falta de reconhecimento e de apoio, assim como a insegurança e a sobrecarga física e emocional favorecem o aparecimento das lesões ocupacionais. Outro fator primordial é a inadequação física para a realização de tarefas.

Segundo Mário Newton, a sintomatologia principal é a dor, acompanhada por calor, vermelhidão e aumento de volume local. Também podem ocorrer espasmos musculares, deformidade e posições de defesa. A dor é localizada, mas pode se irradiar por segmentos do corpo. O tratamento inicia-se com a diminuição da sintomatologia dolorosa e dos sinais apresentados sendo recomendado o repouso da área comprometida.

Para se evitar a Dort, o reconhecimento das causas - como o posicionamento e execução das tarefas prejudiciais e a análise da relação do grau de interferência do ambiente de trabalho sobre o indivíduo - são fundamentais. A prevenção é muito importante para a diminuição do impacto das doenças ocupacionais, embora dependa fundamentalmente do comprometimento do empregador em fornecer ambiente adequado de trabalho, instruções para a realização de tarefas, treinamento e supervisão constante.e diminuição da sobrecarga física.

- Uma das alternativas para a prevenção das doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho é a Ergonomia, que consiste na adequação do ambiente de trabalho para realização de tarefas laborativas de modo a propiciar as melhores condições para a realização de tarefas. Dessa forma, os estudos de Ergonomia buscam diminuir substancialmente a sobrecarga sobre o sistema osteo-muscular – comenta Mário Azevedo.

Os profissionais de saúde sofrem com as dores relacionadas ao trabalho da mesma forma como os trabalhadores de outras áreas. O problema é que médicos e enfermeiras lidam com a vida humana, e por isso é fundamental que estejam sempre com boa saúde de forma a evitar possíveis erros. Apesar disso, a maior parte dos estudos que abordam as Dort, mencionam atividades industriais, esportivas e de escritório.

Anteriores