Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 051
31 de agosto de 2006

Cursos e Palestras

A partir de 2 de setembro - Curso de Atualização de Condutas em Quadros Emergenciais

Acontece na sede da SMCRJ, na Av. Mem de Sá, 197 - Centro - Rio de Janeiro, a 4ª edição do Curso de Atualização de Condutas em Quadros Emergenciais, sob a coordenação científica do Dr. Celso Ferreira Ramos Filho e do Dr. Octávio Fernandes. O curso faz parte do Projeto de Educação Médica Permanente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e é composto por módulos, ministrados sempre aos sábados, com início previsto para as 9h. Os interessados podem optar pelos módulos de sua preferência.

Para se inscrever, basta acessar o site www.smcrj.org.br ou ligar para (21) 2507-3353.


2 de setembro - IV Simpósio da Liga Científica de Tuberculose

O Simpósio ocorre no Guanabara Palace Hotel, avenida Presidente Vargas, 392, de 9 às 17h. O evento tem como público alvo estudantes de saúde, educação e comunicação. A inscrição deve ser feita na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, rua Santa Luzia, 206, Centro.

Maiores informações pelo telefone 2562-2669 com Natália, ou pelo e-mail natalialapa@hucff.ufrj.br.


7 de setembro - I Congresso Brasileiro de Acompanhamento Terapêutico

A Associação de Acompanhamento Terapêutico (AAT), a Asociación de Acompañantes Terapéuticos de la Republica Argentina (AATRA) e a Sociedad Peruana de Acompañamiento Terapéutico (SPAT) promovem o I Congresso Internacional / II Congresso Ibero-Americano / I Congresso Brasileiro de Acompanhamento Terapêutico - Singularidade, Multiplicidade e Ações de Cidadania acontece nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2006.

Os interessados podem acessar o site http://www.aat.bvsalud.org e garantir sua inscrição. Local: UNIP – Universidade Paulista/Campus Paraíso, rua Vergueiro 1211, São Paulo.

 


11 a 15 de setembro - Semana da Biologia 2006 & II Encontro de Botânica da UFRJ

Os eventos acontecerão no período de 11 a 15 de setembro, no Instituto de Biologia da UFRJ. Desta vez, a BioSemana apóia o II Encontro de Botânica da UFRJ e os dois encontros acadêmicos serão realizados simultaneamente. Para mais informações acesse http://www.biologia.ufrj.br/box_noticias/main.htm

 

 


13 de setembro - Curso de atualização em Odontologia

A TV IP Conexão Médica exibe, no dia 13 de setembro, mais uma aula do Curso de Atualização em Odontologia, sob coordenação do dr. Moacyr Ely M. Castillero.  O palestrante convidado é o doutor Roberto Mansini, pós-graduado pela Universidade do Texas e professor convidado da mesma instituição, mestre e doutor em diagnóstico bucal, com especialização em radiologia, coordenador do curso de especialização em radiologia da Associação Brasileira de Odontologia - São Paulo, e diretor clínico do Centro Avançado de Diagnóstico Odontológico.

O tema abordado pelo dr. Mansini será a utilização da tomografia e da prototipagem no diagnóstico e tratamento em odontologia. Dr. Moacyr explica que os dois exames são importantes para a prática clínica e cirúrgica na odontologia.

A TVIP Conexão Médica, em parceria com instituições médicas do Brasil e do exterior, transmite, diariamente, durante 24 horas, uma programação em atualização científica a profissionais dos mais diversos segmentos da saúde.


14 de setembro - Criacionismo X Evolução

A conferência será ministrada pelo diretor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, Franklin Rumjanek. O evento faz parte do Ciclo de palestras A Maquinária da Célula organizado pela Coordenação de Programas de Estudos Avançados (Copea) da UFRJ.
 
Segundo Franklin a conferência “apresentará dados para explicar a origem do conceito criacionista expondo os mitos da criação como um dispositivo que substituiu temporariamente o conhecimento científico”. Outro assunto que será exposto é a questão da dificuldade humana em entender a natureza do ponto de vista físico-químico.

Como não há necessidade de conhecimento prévio sobre o assunto, a palestra está destinada ao público em geral. “A maior contribuição desta palestra será engajar o público em uma discussão bastante central envolvendo tanto a nossa existência como nosso lugar na natureza” afirma Franklin. A conferência será realizada no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Campus Praia Vermelha, às 17h30.


30 de Setembro – XVIII Simpósio de Radiologia


O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) realiza dia 30 de Setembro (sábado), o XVIII Simpósio de Radiologia. O evento, abordando o TC de Alta Resolução, acontece no Anfiteatro Alice Rosa (12º andar - CAE), de 8h15 às 12h30.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Serviço de Radiodiagnóstico, com Enith ou Nésia, pelo telefone 2562-2568.

Anteriores