Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 047
03 de agosto de 2006

Saúde em Foco

Semana da amamentação começa com informações

Panfletagem sobre aleitamento

Colaboração de Monique Queiroz

Começou ontem a Semana Mundial da Amamentação, com o objetivo de facilitar o acesso à informação de gestantes e mães sobre a importância de gestantes e mães sobre a importância do aleitamento materno para o bebê. Foram distribuídos panfletos para toda a população. Todos os postos de saúde do município do Rio de Janeiro estão capacitados para tirar qualquer tipo de dúvidas que as futuras mães poderão ter.

De acordo com o pediatra José Vicente, que participou do atendimento por telefone na manhã de ontem, a principal dúvida das gestantes é sobre a flacidez dos seios após a amamentação, o leite fraco e a principal preocupação das mães são com a parte estética.

A gestante Márcia Helena de Freitas, 30 anos, que está grávida de cinco meses, revelou que acha o leite materno muito importante para a criança e que pretende amamentar o próximo filho até que ele deixe o peito.

- Eu amamentei a minha primeira filha até os dois anos de idade e me preocupei mais com a saúde da minha filha do que com a estética. A estética eu deixei pra depois – revelou a gestante.

De acordo com os estudos da Meternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as taxas  de aleitamento materno no Brasil vêm crescendo, apesar de ainda serem insatisfatórias. A desinformação ainda é um dos grandes obstáculos na busca pela melhoria desses números.

Assim, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno tem sido uma grande arma, já que não permite que a falta de conhecimento dos leigos seja usada como instrumento da publicidade.

Esse código faz a regulação da publicidade de produtos que disputam o mercado com o leite materno como leites de vaca modificados. Além do código, há outras 11 resoluções da Assembléia Mundial de Saúde, que foram aprovadas para esclarecer confusões e tratar de outras ameaças à saúde dos lactentes e crianças na primeira infância.

Completando 25 anos, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno e o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que está sendo realizada em mais de 120 países.

- A Semana é muito importante porque mostra que a amamentação é uma responsabilidade de toda a sociedade. É uma questão ampla e interdisciplinar. O tema da Semana já foi a questão econômica, ecológica, feminista, direito do trabalho. Neste ano, o tema é de 25 anos do código – declarou o pediatra da Maternidade-Escola Marcus Renato de Carvalho.

A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, que disponibilizou o atendimento às gestantes, continuará com serviço de tele-atendimento até o fim da Semana Mundial de Amamentação, que termina no próximo dia 7. As pessoas que quiserem tirar qualquer dúvida devem se dirigir a um posto de saúde ou ligar para o número (21)2531-3313, onde um membro do Comitê de Aleitamento Materno estará atendendo as ligações das 9h às 12h e das 13h às 16h.


Povo do Rio
02/08/2006


Anteriores