Agência de Notícias da UFRJ www.olharvital.ufrj.br
Edição 039
8 de junho de 2006

Cursos e Palestras

10/06 - Centro de Extensão em Microbiologia (CEM)

imagem 1

Oferece curso sobre Caracterização edafoclimática em biotecnologia, sob a coordenação do professor Andrew Macrae. O curso acontece no dia 10 de junho e vai abordar temas como Clima, solo, temperatura, precipitação, umidade, luminosidade, Interação Planta-fatores ambientais, entre outros.

No dia 11 serão abordados temas como Introdução à bioinformática: conceitos, principais bancos de dados online, recuperação e formatos de sequencias, entre outros, no curso Introdução ao linux e bioinformática.

O professor Marco Antônio Lemos Miguel coordena o curso sobre Microbiologia e segurança de alimentos nos dias 24 de junho a 1° de julho. O curso mostrará, através de uma ótica ecológica, a origem e estabelecimento da microbiota de alimentos cárneos, lácteos e vegetais, bem como os pontos críticos da linha de produção e as medidas preventivas a serem adotadas. As aulas práticas abordam técnicas bacteriológicas e físico-químicas utilizadas no controle e monitoramento de alimentos.

Nessa mesma data a professora Elisabete Pereira dos Santos ministra um curso sobre Desenvolvimento e tecnologia em formulações cosméticas, no qual vai abordar temas como Anatomofisiologia da Pele e Fâneros, Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos, Desenvolvimento de Formulações de Cosméticos, entre outros.

Mais informações no site http://www.microbiologia.ufrj.br/index_cursos.htm e pelos telefones: 2560.8344 e 2562.6736 com Sra Valéria ou pelo e-mail: cem@micro.ufrj.br


14/06 - X Congresso Brasileiro de Nutrologia

Imagem 1

A Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) promove, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, o X Congresso Brasileiro de Nutrologia.

Com público estimado de 1.500 participantes, o Congresso abrange atividades paralelas como a XI Conferência sobre Obesidade, o IV Meeting do International Colleges of Nutrition (ICAN) e a III Conferência de Direito Humano à Alimentação Adequada.

As inscrições estão abertas para médicos e estudantes de medicina no site da entidade www.abran.org.br

 

 

 

 


21/06 - II Semana de Anfíbios no NUPEM

Imagem 1

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio de Anfíbios da UFRJ (Simanf), promovido pelo Instituto de Biologia (IB). O evento, que acontecerá de 21 a 23 de junho é uma iniciativa de uma equipe formada pelo Laboratório de Anfíbios e Répteis (IB/UFRJ) juntamente com o Laboratório de Histologia Animal e Comparada (ICB/UFRJ), com o objetivo de promover a interação entre os estudantes e profissionais especialistas através da discussão de temas atuais sobre a Biologia de Anfíbios.

Este ano o Simanf ocorrerá no Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM/UFRJ). E os estudantes poderão participar de cursos, tais como Noções de Biometria de anfíbios, sob responsabilidade do professor Sérgio Potsch de Carvalho e Silva, que discursará sobre o estudo da biometria, visando registrar as dimensões e o peso dos anfíbios para acondicionamento em coleções e para estudos em pesquisa científica.

Mais informações e inscrições pelo telefone (21) 2562-6477, e-mail: simanf2006@yahoo.com.br, ou pelo site http://acd.ufrj.br/labhac/simanf2006.htm.


22/06 - Curso de especialização realiza ciclo de palestras

Imagem 1

O curso de especialização em ensino de Ciências e Biologia convida para o ciclo de palestras que ocorre no mês de junho no auditório Leopoldo de Meis, no Centro de Convivência do CCS.

A próxima palestra a ser realizada ocorre dia 22/06 às 14 horas o assunto tratado será o Vídeo de Divulgação Científica, com Sergio Brandão, da Vídeo Ciência/RJ como palestrante, e por fim haverá às 15 horas do dia 29/06 palestra com Ernest Harburger, da USP, falando do Vídeo Cientifico.


22/06 - Encontros Científicos na Praia Vermelha

Imagem 1

O Fórum de Ciência e Cultura e a Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (COPEA) promovem encontros científicos nas quintas-feiras do mês de junho.

Dia 22/06, haverá palestra sobre o Controle da Tuberculose no Brasil, dentro do tema Fármacos e Terapêuticos, com Célio Lopes Silva, da USP/RP como palestrante. Dia 29/06, dentro do tema O cérebro, haverá palestra sobre os Neurônios Espelho, com Cláudia Vargas e Érika Carvalho Rodrigues, da UFRJ. As palestras ocorrerão as 17h30 no Salão Pedro Calmon, localizado no Palácio Universitário da Praia Vermelha.

Maiores informações pelo telefone 2295-1595.

 

 

Anteriores