• Edição 205
  • 11 de fevereiro de 2010

Microscópio

Uma visão filosófica da Pedagogia e da Educação Física

No dia 20 de janeiro, recebemos uma mensagem enviada por Edson Luiz Linczuk, professor do curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Tuiuti, no Paraná. No texto o professor solicita ao Olhar Vital que se retrate publicamente a respeito do plágio de um artigo de sua autoria publicado em 2002, intitulado “Pedagogia e Educação Física” (http://www.utp.br/mestradoemeducacao/pubonline/edson15art.html).

A matéria publicada em 24 de novembro de 2005 pelo Olhar Vital, trata de “Uma visão filosófica da Pedagogia e da Educação Física” e assinada por uma ex-bolsista, estudante de jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO), que se apropriou indevidamente do artigo do professor Edson Luiz.

Diante disso, lamentamos a opção de busca pelo lado mais curto e menos trabalhoso da apuração para a confecção da matéria pela estudante, o que compromete a profissão jornalística e a instituição.

Lembramos também que a redação do Olhar Vital não tinha qualquer conhecimento desse fato até a presente data, já que não há condições da verificação da veracidade e da lisura das informações apuradas e checadas pela bolsista.

No entanto, tão logo tivemos conhecimento que se tratava de plágio, admitimos nosso erro e pedimos publicamente desculpas ao professor Edson Luiz Linczuk por tal ato. Assegurando ainda que a reportagem foi excluída imediatamente de nosso site.

Geralda Alves

Coordenadora da Agência UFRJ de Notícias

e Editora do Olhar Vital