• Edição 205
  • 11 de fevereiro de 2010

Cidade Universitária

Estação de Integração de Transportes Públicos da Cidade Universitária



Ana Zahner

A Cidade Universitária ganhará uma estação de integração com os ônibus que passam pela Linha Vermelha (no ponto da conhecida passarela do Hospital Universitário). As obras, com conclusão prevista para março, estão sendo realizadas na área ao lado do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG).  

Segundo Ivan Carmo, vice-prefeito da Cidade Universitária, era necessária uma solução para o ponto da Linha Vermelha, que tem o maior recebimento de pessoas vindas do transporte público. O movimento acabava gerando um conflito de tráfego, que ocupava a via e formava engarrafamentos nos horários de pico. Além disso, as pessoas que desembarcam ali vão em grande parte para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e para o próprio IPPMG, cujo acesso não era o ideal. 

Ivan ressalta que, para as linhas que antes paravam na passarela, o acesso será feito pela avenida Renato Caldas. Os ônibus não circularão pelo campus, entrando e saindo pela Entrada 1. “Fizemos várias reuniões com a Secretaria Municipal de Transportes e com as empresas de ônibus para garantir que eles fariam o trajeto, e todos apoiaram exatamente porque se melhora o fluxo aqui, diminuindo os engarrafamentos”, explica o vice-prefeito. 

Os trailers no entorno do HUCFF também serão deslocados para a nova estação, onde estão sendo construídos espaços de acordo com as normas da vigilância sanitária. Alguns quiosques têm capacidade de produzir e vender refeições, outros podem apenas vender produtos embalados, e há os de produtos “secos”, como balas, jornais e revistas. O espaço que é atualmente ocupado pelos trailers será reurbanizado, formando uma grande praça entre o hospital e o IPPMG. Esse projeto, no entanto, ainda está em licitação e não tem previsão de ser implantado. 

A estação, apenas um ponto para as linhas externas que circulam dentro e fora do campus, será terminal para os ônibus internos (que atualmente ficam estacionados na Bio-Rio). Assim, os fiscais de trânsito da UFRJ podem ter maior controle sobre a liberação e frequência dos ônibus, atendendo melhor às demandas dos passageiros. As linhas que atualmente têm a Cidade Universitária como ponto final também usarão o espaço da estação. 

Com a nova estação de integração, o ponto da passarela da Linha Vermelha deixará  de ser utilizado.