• Edição 205
  • 11 de fevereiro de 2010

Notícias da Semana

Curso de Verão  em Farmacologia reúne estudantes de todo o país



Ana Zahner

Entre os dias 1°  e 10 de fevereiro, a UFRJ abriu as portas para alunos de graduação de diferentes estados do Brasil para o “III Curso de Verão em Farmacologia”. O objetivo do projeto é despertar vocações científicas nos 15 alunos inscritos e divulgar a pesquisa dos laboratórios do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). As atividades foram orientadas por alunos do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal (PPGFQM) do ICB, com coordenação dos professores do programa. 

Aos alunos que vêm do Rio Grande do Norte, de Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros estados foi oferecida hospedagem em albergues na cidade. Eram trazidos à Cidade Universitária para ter aulas em dez módulos, cada uma oferecida por um grupo de pesquisa vinculado ao PPGFQM. As aulas tinham início com a apresentação de um problema científico, a partir daí começava, então, a formulação de hipóteses e a discussão de possíveis abordagens experimentais para o estudo do problema. 

No primeiro dia do curso, o professor François Noël, coordenador da Pós-graduação em Farmacologia, apresentou a conferência “O papel da Farmacologia no processo de desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos”. Nela, expôs aos alunos todo o processo de desenvolvimento de novos fármacos – desde estratégias para a escolha de novos compostos até testes que comprovem a eficácia das moléculas. O professor ressaltou a importância de fazer tais experimentos dentro do ambiente universitário, que é muito diferente dos laboratórios de grandes empresas farmacêuticas, por isso permite maior atenção aos detalhes de cada possível fármaco. Ao final de sua palestra, François convidou os alunos para conhecerem melhor os laboratórios e experimentar um pouco do que será o trabalho deles em breve.