• Edição 204
  • 28 de janeiro de 2010

Microscópio

Uso do microondas na pesquisa farmacêutica

Igor Costa Gomes – AgN/CT

Mais do que uma forma de aquecer o almoço, a irradiação de microondas também serve para acelerar o processo de formação de substâncias para a pesquisa farmacêutica. A fim de divulgar o uso da tecnologia e dividir experiências, o Instituto de Química (IQ/UFRJ) apresenta o I Workshop Sul-Americano de Irradiação de Microondas.

De acordo com o professor Rodrigo Octávio de Souza, coordenador geral do evento, o aquecimento por microondas é mais eficiente do que o método convencional na realização de experimentos. “O aquecimento convencional com banho de óleo demora a atingir a temperatura desejada, prolongando o tempo de reação. Com a irradiação de microondas, você consegue alcançar a temperatura ideal em frações de segundos, acelerando o processo. Assim, é possível fazer mais moléculas em menos tempo, possibilitando mais testes”, explicou.

Rodrigo afirma que a ideia do workshop surgiu durante um trabalho com o professor Oliver Kappe, pesquisador de irradiação de microondas da universidade austríaca Uni-Graz, e que o projeto original era fazer um congresso de microondas no Brasil. “Atualmente, existem muitos grupos no Brasil trabalhando com irradiação de microondas, mas nunca houve um simpósio dedicado ao assunto. Como o professor Kappe não sabia se haveria público para um possível congresso, decidimos fazer um workshop para medir a procura”, comentou.

A programação conta com diversos professores convidados de várias instituições nacionais e internacionais. “Nós tentamos chamar pesquisadores de todas as partes do país e da América Latina. As professoras Elizabeth Laura Moyano e Ana Maria Bruno, da Argentina, e o professor Ricardo Tapia Apati, do Chile, confirmaram presença. Também estarão presentes os professores Carlos Alberto Manssour Fraga, orientador dos programas de pós-graduação, a professora Cássia Curan Turci, diretora do IQ e Sílvio Desterro Cunha, chefe da divisão de química orgânica da sociedade brasileira de química”, disse o coordenador do workshop.

A organização do evento procurou relacionar todas as áreas estudadas pela química orgânica com a irradiação de microondas. “Estão programadas palestras sobre química de petróleo, química de heterociclos, química medicinal, biocatálise, química de polímeros. Assim, nós tentamos atender às demandas de toda a comunidade da química orgânica”, informou o professor Rodrigo Octávio.

Segundo o coordenador do evento, o minicurso pretende divulgar as técnicas e teorias da irradiação de microondas. “Devido aos variados perfis dos participantes, o minicurso terá como objetivo nivelar o conhecimento de todos. Por isso, o professor Kappe apresentará durante os dois dias de curso uma informação básica, partindo das teorias até as aplicações práticas”

Mais de cem pessoas, inclusive estudantes chilenos, inscreveram-se no workshop. O público é o dobro do que era estimado pelos organizadores que cogitam com mais entusiasmo a ideia do congresso brasileiro sobre o tema. A abertura do workshop será no dia 3 de fevereiro, na sala 633, 6º andar do bloco A do Centro de Tecnologia (CT), às 13h, e o evento termina no dia 5.