• Edição 202
  • 17 de dezembro de 2009

Notícias da Semana

Cerimônia de posse da nova direção do HUCFF

Ana Zahner

O professor José Marcus Raso Eulálio tomou posse nesta quinta-feira (17/12) como novo diretor-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). A cerimônia ocorreu no auditório Alice Rosa, que estava lotado, e contou com a presença do reitor da universidade, Aloísio Teixeira, e da vice-reitora, Sylvia da Silveira de Mello Vargas. O antecessor de Eulálio, professor Alexandre Pinto Cardoso, também estava presente, assim como representantes da Faculdade de Medicina da UFRJ, da Decania do Centro de Ciências da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

O novo diretor, José Eulálio, emocionou-se ao fazer o discurso de posse, ressaltando a importância de cada um dos muitos indivíduos que fazem o HUCFF funcionar no dia a dia. Lembrou-se também daqueles que deram início ao hospital. “A estrutura que se agiganta em torno de nós é fruto do esforço de gerações consecutivas de homens visionários, ligados à mais tradicional e antiga instituição de ensino superior deste país, a nossa amada Faculdade de Medicina”, declarou.

O diretor não deixou de lado as dificuldades do funcionamento do sistema, admitindo a necessidade de mudanças na estrutura do hospital. Acredita, no entanto, que o desenvolvimento da instituição pode ser alcançado com a ajuda de todos os servidores da UFRJ, lutando contra a evasão, para que modificações consistentes garantam o funcionamento a médio e longo prazo.

O reitor Aloísio Teixeira trouxe para si parte da responsabilidade de gestão do hospital, colocando a UFRJ como principal fomentadora de quaisquer mudanças necessárias. Ressaltou o caráter festivo da cerimônia, com esperança e apreensão, trazendo o passado como guia para um futuro diferente.