• Edição 201
  • 10 de dezembro de 2009

Saúde e Prevenção

Vacina: aliada na defesa do organismo

Tássia Veríssimo

Vacinas são produtos biológicos que protegem o organismo contra determinadas doenças. Elas geralmente são fabricadas a partir de agentes patogênicos (bactérias ou vírus) que sofreram enfraquecimento. Ao inserir no organismo esse tipo de substâncias, faz-se com que o corpo combata o agente levando à estimulação da produção de anticorpos, que protegem o organismo, além de desenvolver a chamada memória imunológica, que faz com que o corpo, quando atacado por algum agente patogênico, não chegue a desenvolver a doença porque se encontra protegido.

A imunização através das vacinas, principalmente em crianças, é responsável pela diminuição da disseminação de várias doenças e até mesmo pela erradicação de algumas. Para explicar melhor sobre a vacinação o Olhar Vital convidou Edimilson Ramos Migowski de Carvalho, professor da Faculdade de Medicina e chefe do Serviço de Infectologia Pediátrica da UFRJ.

A vacinação no Brasil é gratuita para algumas doenças e em faixas determinadas de idade. Segundo Edmilson Migowski, o Ministério da Saúde oferece no sistema público as vacinas contra hepatite B, poliomielite (que causa paralisia infantil), difteria, tétano, coqueluche, rotavírus (para bebês) e a Tríplice Viral (contra o sarampo, a caxumba e a rubéola). Para crianças de grupo de risco —portadoras de síndrome de down e anemia falciforme — são oferecidas também vacinas contra a hepatite A e catapora. Em áreas de risco é oferecida também a vacina contra a febre amarela, como a região norte do Brasil.

O Sistema Público de Saúde, no entanto, não oferece todas as vacinas existentes. Ele faz uma seleção das que considera mais importantes para a imunização da população, deixando a rede privada como opção para as pessoas que buscam proteção contra outros tipos de doenças. O doutor Migowski esclarece que “as vacinas contra o pneumococo, para crianças, a catapora, o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero, e a hepatite A, infelizmente, só estão disponíveis em clínicas particulares. Algumas delas até existem na rede pública, porém só para crianças de grupo de risco. A partir de 2010, no entanto, será também disponibilizada pela rede pública a vacina Synflorix, que combate dez tipos de pneumococos, causadores, por exemplo, de pneumonia”.

Apesar de a maioria das vacinas visar à imunização de crianças, existem também as que podem ser utilizadas por adultos e idosos, como a contra influenza, que combate a gripe e é oferecida gratuitamente a maiores de 60 anos. Para conferir o calendário de vacinação proposto para cada etapa da vida, com a descrição das vacinas e suas funções, basta acessar o site do Ministério da Saúde, http://portal.saude.gov.br.