• Edição 201
  • 10 de dezembro de 2009

Cidade Universitária

Auditório Hélio Fraga será modernizado nas férias

Cília Monteiro

Palco de importantes eventos acadêmicos no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, o auditório Hélio Fraga passará por uma grande reforma nas próximas férias para que possa receber alunos, professores e visitantes com mais conforto e melhor infraestrutura. “Vamos substituir o sistema de iluminação, o forro, o piso e ainda modificaremos o sistema de refrigeração”, aponta Tadeu de Siqueira Rodrigues, engenheiro e chefe do Serviço de Manutenção Técnica do CCS.

Segundo Rodrigues, as obras também trarão outra novidade: será construída uma secretaria para o auditório. “Seguiremos o exemplo do Quinhentão (auditório Rodolpho Paulo Rocco), que já conta com o espaço, que se mostra de grande utilidade para a organização dos eventos”, observa o engenheiro.

Quanto à refrigeração, o sistema central será substituído por aparelhos do tipo split. “Ainda reformaremos os banheiros e consertaremos problemas de infiltração. Vamos, por fim, realizar a pintura geral do auditório.” Tadeu estima que a obra completa dure de dois a três meses, com início previsto para este mês ainda. “A ideia é entregar o Hélio Fraga renovado para a volta às aulas, ano que vem”, informa.

De acordo com o engenheiro, com todas essas modificações se pretende também tornar o auditório mais saudável, já que as atuais condições deixam a desejar. “O carpete será trocado por um revestimento que não junte ácaros, por exemplo. Já os refrigeradores split evitam a troca de ar viciado. É uma reforma necessária, pois o Hélio Fraga já passou por dois incêndios e toda a estrutura original foi mantida. A renovação é essencial”, conclui Tadeu.