• Edição 196
  • 5 de novembro de 2009

Agenda

6 de novembro

I Encontro Saúde sem Dano

O I Encontro Saúde sem Dano para eliminação do mercúrio no setor de saúde será realizado dia 6 de novembro, das 8h30 às 17h. O objetivo do evento é discutir os problemas relacionados ao mercúrio, fornecendo alternativas e capacitando os trabalhadores da saúde para a necessidade da substituição de dispositivos à base do elemento.

O encontro acontece no auditório do Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Mais informações pelo telefone 2556-8455.




6 de novembro

O semblante no teatro, um recurso para educação

O Projeto Brincante e a pós-graduação do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ, em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise, promovem, no dia 6 de novembro, a conferência “O semblante no teatro, um recurso para a educação”. O evento conta com a participação de Ana Lydia Santiago, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, e Libéria Rodrigues Neves, professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A coordenadora e moderadora é a professora Ruth Cohen, da escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ.

A conferência acontece às 11h na sala 2 do IP, localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é avenida Pasteur, 250.






9 de novembro

Videoconferência sobre Cardiologia

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ promove, no dia 9 de novembro, uma videoconferência sobre a área de Cardiologia. O objetivo é que enfermeiros, estudantes, médicos e pesquisadores discutam situações e casos clínicos vivenciados no projeto Teleassistência.

A videoconferência conta com a palestra do médico cardiologista Adelson Geraldo de Almeida Resende. O evento acontece no Auditório Halley Pacheco, no 8° andar do HUCFF, das 10h às 11h30. O HUCFF está localizado na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. Mais informações através do telefone 2562-6215.



9 de novembro

Simpósio de Empreendedorismo em Biotecnologia

O I Simpósio de Empreendedorismo em Biotecnologia acontece nos dias 9 e 10 de novembro, destinado a alunos de graduação e pós-graduação das áreas biomédicas, de ciências jurídicas ou de ciências econômicas. O evento é promovido por uma parceria entre os Institutos de Bioquímica Médica (IBqM), Ciências Biomédicas (ICB) e Economia (IE) da UFRJ.

Entre os temas abordados estão “A biotecnologia no Brasil ontem e hoje” e “Análise, supervisão e acompanhamento de patentes”. A programação conta com palestras, mesas-redondas e discussões.

O simpósio acontece a partir das 8h30 no Auditório Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, localizado no Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha. O endereço é avenida Pasteur 250, 2º andar. Mais informações na página: www.anato.ufrj.br.





9 de novembro

Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro comemora 50 anos


A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) promove entre os dias 9 e11 de novembro um simpósio comemorativo de seus 50 anos de existência.

O evento ocorre no Colégio Brasileiro de Cirurgiões e contará com diversas palestras que discutirão os caminhos da psicanálise contemporânea. Para se inscrever ou obter mais informações, acessar www.sbprj.org.br ou ligar para (21) 2537-1333 / Fax (21) 2286-5292.





12 de novembro

VIII Fonoaudiologia em Destaque

O Centro Acadêmico de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ promove na quinta-feira, 12 de novembro, das 8h às 17h, o evento “VIII Fonoaudiologia em Destaque”. Os seguintes temas serão discutidos: diagnóstico diferencial: autismo x surdez; voz profissional: atores, cantores; experiências em terapia em grupo; novo enfoque terapêutico: ronco e apneia; interdisciplinaridade na atenção no desenvolvimento do prematuro.

O encontro acontece no auditório Alice Rosa, localizado no 12º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na rua Rodoplho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. As inscrições devem ser feitas no CA de Fonoaudiologia, no Centro de Ciências da Saúde, próximo à praça de alimentação, ou pelo e-mail eventofono2009-2@yahoogrupos.com.br. Para mais informações, tratar com Gabriela (8308-3350), Jacqueline (9532-1453) e Luciana (9670-4234).



12 de novembro

Seminário Internacional de Integração Universitária

A Comissão de Relações Internacionais e Intercâmbio da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ promove o Seminário Internacional de Integração Universitária na quinta-feira, 12 de novembro, das 8h30 às 16h. O evento é voltado para toda a comunidade da FM, principalmente aos alunos da graduação.

Pela manhã, professores das faculdades de medicina da Université Pierre et Marie Curie (Paris 6) e da Université de la Méditerranée (Aix-Marseille 2) falarão sobre a importância do intercâmbio para os estudantes e para a pesquisa clínica, abordando o sistema de formação nas faculdades francesas.

À tarde, o intercâmbio na UFRJ é o tema da apresentação do professor Geraldo Nunes, do Setor de Intercâmbio da Reitoria da universidade. Em seguida, estudantes da FM ligados à IFMSA (International Federation Medical Student Association) apresentam o sistema de intercâmbio entre alunos de medicina no mundo.

O evento ocorre no Auditório Hélio Fraga, localizado no 2º andar do bloco K do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária. As inscrições são feitas no próprio local.




13 de novembro

Seleção para cursos do Programa de Engenharia Biomédica

Estão abertas até o dia 13 de novembro as inscrições para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Engenharia Biomédica (PEB), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ. Além do enfoque acadêmico, os cursos também têm colaboração com empresas.

O PEB é destinado a profissionais de Ciências Exatas, Engenharias, Ciências Biológicas e Saúde. Os cursos são voltados aos interessados em qualificação nas áreas de Instrumentação Biomédica, Processamento de Sinais e Imagens Médicas, Ultrassom, Engenharia Pulmonar, Engenharia de Sistemas de Saúde e Engenharia Clínica.

Mais informações através do telefone 2562-8630, do email secretaria@peb.ufrj.br ou da página www.peb.ufrj.br. O PEB funciona no bloco H do Centro de Tecnologia da UFRJ, localizado na avenida Horácio Macedo, 2.030, Cidade Universitária.