• Edição 194
  • 22 de outubro de 2009

Ciência e Vida

Kit facilita a localização de tumores pelo corpo

Cília Monteiro

A dificuldade no diagnóstico de tumores sempre foi um desafio enfrentado pela Medicina. Quanto mais tempo se leva para detectar doenças como o câncer, mais difíceis se tornam as condições do tratamento para o paciente. Em busca de solução para o problema, a professora Bianca Gutfilen, do Departamento de Radiologia da UFRJ, se empenhou no desenvolvimento do Ultra-Arrow, kit que permite localizar tumores em qualquer parte do corpo.

A diferença do kit de Bianca em relação a exames convencionais consiste no acréscimo de um material com níveis muito baixos de radiação, o tecnécio-99, que marca moléculas presentes na divisão celular. “Trata-se de cintilografia (exame de imagem) com Ultra-Arrow (registro de patente), marcado com tecnécio-99m. O material é injetado no paciente e, aproximadamente 15 minutos depois, são adquiridas imagens de corpo inteiro e da região suspeita”, explica a pesquisadora, que coordena o Laboratório de Marcação de Células e Moléculas da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ.

“Sempre quis desenvolver um método capaz de detectar tumores malignos precocemente, para que a terapia fosse instituída da forma mais rápida possível”, declara Gutfilen. Ela iniciou a pesquisa que resultou no Ultra-Arrow há cerca de 15 anos. Inicialmente os estudos eram in vitro e, em seguida, foram utilizadas cobaias. Numa outra etapa, iniciou-se uma avaliação de voluntários saudáveis, com suspeita de câncer de mama. Para essa fase, houve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, além de assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

“Este foi o tema da minha tese de doutorado, orientada pela professora Léa Mirian Barbosa da Fonseca”, relata Bianca. O estudo continuou com a dissertação de mestrado de Mônica Pires Ribeiro, que, sob orientação de Gutfilen, avaliou lesões de mama menores que 2 centímetros. “Os resultados sempre foram comparados com a clínica, mamografia, ultrassonografia e biópsia, quando existente”, aponta a professora. De acordo com ela, os resultados obtidos eram semelhantes aos encontrados na literatura em relação, especificidade e sensibilidade.

Aplicabilidade em todo o Brasil

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da ProEcho Diagnósticos, a pesquisa saiu da fase artesanal para o desenvolvimento dos kits que possibilitam o exame de detecção de tumores. O Ultra-Arrow é oferecido a pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ e fornecido a diversas instituições do país. Os resultados do trabalho desenvolvido mostram que o material possui alta especificidade para tumores malignos.

“No momento, estamos distribuindo os kits para universidades de diversos estados”, indica a pesquisadora, que também coordena o Programa de Pós-Graduação em Medicina (Radiologia) da UFRJ. Bianca Gutfilen informou que estudos com outros tipos de tumores estão em andamento.