• Edição 192
  • 08 de outubro de 2009

Agenda

9 de outubro

Teoria Neurocientífica das Emoções


Acontece na sexta-feira, 9 de outubro, às 10h30, a próxima sessão do Centro de Estudos promovida pelo Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ. A palestra “Teoria Neurocientífica das Emoções, Neo-darwinismo e Propostas para a Psicoterapia no Terceiro Milênio” é ministrada por Vera Lemgruber, psiquiatra da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

O evento ocorre no Auditório Leme Lopes do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, localizado na avenida Venceslau Brás, 71, fundos, campus da Praia Vermelha. Mais informações pelo site www.ipub.ufrj.br.



13 de outubro

Problemas ortopédicos

Na terça-feira, 13 de outubro, às 11h, Antônio Vítor de Abreu, professor do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, ministra a palestra “Problemas ortopédicos na infância e adolescência”. O evento faz parte da série “Temas em Pediatria” promovida pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). Aberta ao público, a apresentação ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.



14 de outubro

Jornada da Pós-graduação em Educação

Nos dias 14 e 15 de outubro acontece a Jornada da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da UFRJ. No evento, os interessados no processo seletivo 2010 do curso de mestrado em Educação em Ciências e Saúde terão a oportunidade de conversar com docentes e discentes do programa, visitar laboratórios e conhecer os projetos de pesquisa.

A Jornada acontece das 9h30 às 16h30 no corredor principal do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, localizado na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. Mais informações pelo e-mail pos-grad@nutes.ufrj.br e pelos telefones 2562-6345 ou 2562-6348.



15 de outubro

A violência: condição humana ou construção social

Na quinta-feira, 15 de outubro, às 11h, Rosana Morgado, professora da Escola de Serviço Social da UFRJ, ministra a palestra “A violência: condição humana ou construção social”. O evento faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). A apresentação, aberta ao público, ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.





16 de outubro

Conferência discute ética na contemporaneidade

A Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ realizam na sexta-feira, 16 de outubro, a conferência “Projeto Cultura e Saúde: Rio, que Cidade é Essa?”. O evento, que conta com mesas-redondas e a presença de Heloísa Buarque de Holanda como conferencista, tem como tema central a ética na contemporaneidade e sua contextualização na dialética do singular da cidade. As mesas terão debates interdisciplinares focando na cultura urbana e em experiências comunitárias.

A conferência, que acontece das 9h às 18h nos salões Pedro Calmon, Dourado e Moniz de Aragão, do FCC, terá a apresentação da Orquestra da Grota do Surucucu no seu encerramento.

O FCC fica na avenida Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha.



16 de outubro

Apresentação da Companhia Folclórica do Rio

A Companhia Folclórica do Rio, da Escola de Educação Física da UFRJ, apresenta-se na montagem “Tamborzada”, de 16 a 18 de outubro. As apresentações são promovidas pela Prefeitura do Rio e pelo Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. O espetáculo valoriza o povo brasileiro, transformando dor em arte, desesperança em dança e corações aflitos em batuque. O evento ainda traz música ao vivo e interação com o público.

“Tamborzada” acontece no Teatro Angel Viana, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, às 20h nos dias 16 e 17 e às 19h no dia 18. O teatro está localizado na rua José Higino, 115, Tijuca.









Até 19 de outubro

Inscrições para II Encontro de Psicomotricidade da EEFD

As inscrições para o “II Encontro de Psicomotricidade da EEFD – UFRJ: olhares sobre o brincar” ocorrem até o dia 19 de outubro, das 10h às 13h e das 14h às 16h, na sala 225 da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Avenida Carlos Chagas Filho, Cidade Universitária. O evento, promovido pelo Departamento de Corridas da EEFD, acontece no dia 23 de outubro, das 7h30 às 17h.

No Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), às 8h30, será apresentado o Projeto Brincante, que assiste crianças na sala de espera dos ambulatórios e na quimioteca do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), tendo por metodologia a psicomotricidade. Também acontecem as mesas de debate “O brincar no ambiente hospitalar”, às 9h, e “O brincar nos campos de atuação da psicomotricidade”, com participação da psicomotricista do Espaço Néctar Silvia Carné, às 11h.

À tarde, na EEFD acontecem as oficinas: “O encanto dos brinquedos cantados”; “Brincando com o fazer teatral e o potencial da resiliência”; “A contribuição do jogo simbólico para construção do esquema e da imagem corporais”; “Narrativa Praticada em GDS: uma comunicação lúdica”; “Pés que contam histórias”; “Brincando de dança popular”; “Corpo, água e movimento: um olhar psicomotor relacional”; “CINEAD Brincante: o minuto Lumière”. Mais informações pelo e-mail encontropsmteefd@yahoo.com.br.