• Edição 191
  • 01 de outubro de 2009

Microscópio

A vida observada em quatro estações

Cília Monteiro

Humanizar o ambiente hospitalar pode ser um importante ingrediente no aprimoramento da atuação de profissionais da Saúde. Essa ideia foi colocada em prática no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ, através do ciclo de palestras “Quatro Estações”. “Os eventos representam um espaço institucional para participação de todo o conjunto de indivíduos que frequenta o IPPMG, onde há troca de ideias, reflexões e sentimentos”, explica Mario Marques, elaborador e coordenador do projeto, além de médico pediatra do IPPMG.

O IPPMG é voltado para pesquisa e ensino nas diversas áreas da Saúde e para a assistência à criança e ao adolescente. “É necessário que o ensino se dê de forma adequada e o cuidado ao paciente seja integral. Sendo assim, devemos estar abertos e preparados para a abordagem de situações relacionadas às famílias das crianças, ao meio social em que vivem e às dificuldades que encontram. E ainda precisamos abordar circunstâncias que se relacionam às nossas próprias percepções, valores e preconceitos”, expõe o pediatra.

Segundo Mario, que também é coordenador do Núcleo de Atenção a Crianças Vítimas de Violência, a temática trabalhada no ciclo de palestras é sempre interligada a aspectos do desenvolvimento humano, sejam eles psicológicos, médicos, ou sociais, considerando-se a trajetória de concepção até à morte. Daí a inspiração para a escolha do nome “Quatro Estações”, que surgiu a partir de uma analogia da vida como um ciclo natural, comparável às estações do ano.

Temas como drogas, transtornos alimentares e saúde mental já foram pauta das palestras. “Buscamos convidar profissionais de diversas áreas do conhecimento para apresentar as temáticas, discutidas entre os corpos docente e discente e funcionários do hospital”, explica ele. O projeto vai além de uma atividade didática, representa um ambiente de reflexão sobre a vida, feita a partir de aspectos presentes no atendimento do IPPMG às crianças. A doutora Silvia Reis dos Santos, médica pediatra e chefe da Divisão de Ensino do IPPMG, também desenvolveu e coordena o “Quatro Estações”.

O projeto tem como base a convicção de que, para a prática e cuidado na área de Saúde, os profissionais precisam discutir permanentemente sobre sua atuação, seus princípios e conceitos de vida. Mario já desenvolveu outros trabalhos taxados na mesma lógica. “Acredito que projetos desta natureza são sementes para mudanças futuras”, constata o pediatra.

Próxima Edição

O “Quatro Estações” é aberto ao público e acontece as quintas, a partir das 11h, no Anfiteatro Nobre do IPPMG, na Cidade Universitária. A próxima palestra, “Adoção: os modos, o afeto e a lei”, ocorre no dia 8 de outubro e é ministrada por Eliana Alves, advogada e José Eduardo Saraiva, psicólogo da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital-RJ. “A discussão ampla de aspectos do desenvolvimento humano pode nos ajudar a atingir uma prática profissional mais humanizada”, conclui Mario Marques.