• Edição 189
  • 17 de setembro de 2009

Cidade Universitária

Semana Nacional de Trânsito na UFRJ

Thiago Etchatz

O Fórum Permanente UFRJ para Segurança no Trânsito e Cidadania, em parceria com o Centro Acadêmico de Engenharia da UFRJ e a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência, promove entre os dias 22 e 24 de setembro a Semana Nacional de Trânsito na UFRJ. Na Cidade Universitária serão realizadas palestras, debates, atividades práticas para conscientização no trânsito, além da entrega dos certificados aos motoristas nota dez.

— O objetivo é promover dentro da Cidade Universitária e nos outros campi da UFRJ, um programa permanente de conscientização e sensibilização da sociedade sobre as questões pertinentes ao trânsito, ética, cidadania e compromisso social com transporte público — constata Marta Pestana, assessora em Planejamento de Transportes da Prefeitura Universitária (PU) e coordenadora da Semana.

A abertura acontece na terça-feira, 22 de setembro, às 12:30h. O Grupamento Operacional para Tecnologias Avançadas (GOTA) do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro — localizado na Cidade Universitária — juntamente com a Prefeitura Universitária promoverão simulações de acidentes de trânsito e resgate. A atividade, comandada pelo tenente coronel Fábio Ribeiro, será realizada em frente ao Restaurante Universitário, localizado ao lado da Escola de Educação Física e Desportos.

Na quarta-feira, às 11h, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), ocorrerão as palestras “Panorama e Impactos da Lei Seca nas Estradas do Rio de Janeiro", "Efeitos do Álcool no Organismo e na Direção" e "Operação Lei Seca". Marta ainda afirma, “Nossa relação com a Operação Lei Seca é a de divulgação e parceria. Pretendemos abrir um canal de comunicação com todas as pessoas que circulam dentro da UFRJ”.

Motorista Nota 10

Na quinta-feira, às 10h, também no Auditório do (CT), vítimas de trânsito estarão presente na atividade “Papo Responsa” para conversas com os alunos da universidade. Por fim, os participantes do evento “Motorista Nota 10” receberão seus certificados. O curso, realizado em julho, contou com motoristas da universidade e mesmo de empresas de ônibus que circula pelo campus. Eles tiveram aulas de legislação, sinalização, direção defensiva, ética e cidadania no trânsito.