• Edição 187
  • 03 de setembro de 2009

Agenda

4 de setembro

III Simpósio de Oncobiologia do ICB


No dia 4 de setembro, sexta-feira, das 9h às 17h, acontece o segundo e último dia do III Simpósio de Oncobiologia promovido pelo Programa de Oncobiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB). Pesquisadores do programa ministram palestras sobre os principais aspectos das pesquisas em câncer do Rio de Janeiro. Às 16h30 acontece a premiação dos trabalhos em pôsteres.

O evento acontece no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do bloco K do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária. Confira a programação e mais informações no site www.oncobiologia.bioqmed.ufrj.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail simposio_oncobiologia@yahoo.com.br.



8 de setembro

Laboratório de Farmácia completa 15 anos


O Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da Faculdade de Farmácia da UFRJ debuta este ano e, para comemorar, promove o encontro “LASSBio 15 anos”. O evento ocorre no dia 8 de setembro, das 9h às 17h, no Auditório da Farmacologia, localizado no bloco J do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária.

Pela manhã, acontecem a cerimônia de abertura e as conferências “Ensino, pesquisa e extensão, além do Sudeste” e “Do LASSBio ao LAFI: uma história no tempo”. À tarde, além da conferência “Evolução e perspectivas da Modelagem Molecular no planejamento de compostos bioativos”, serão realizadas a mesa-redonda “15 anos do LASSBio” e a inauguração da placa comemorativa.

Mais informações através do site /www.farmacia.ufrj.br e pelo e-mail cmfraga@pharma.ufrj.br.



8 de setembro

“Cuidados paliativos oncológicos em pediatria”

Na terça-feira, 8 de setembro, às 11h, Giselane Lacerda Salamonde, anestesiologista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ministra a palestra “Cuidados paliativos oncológicos em pediatria”.

O evento faz parte da série “Temas em Pediatria” promovida pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). Aberta ao público, a apresentação ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.



9 de setembro

Oficinas com professores do ensino médio e fundamental

Em comemoração aos 40 anos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ diversas atividades estão ocorrendo no Centro de Ciências da Saúde, entre elas as oficinas experimentais sobre o sistema locomotor direcionadas para professores do ensino médio e fundamental.

As aulas são na Cidade Universitária e acontecem dia 9 de setembro, das 9h30 às 11h30, com a oficina “Aspectos anatômicos”, na sala anatômico, localizada no subsolo do bloco F. Às 13h, a oficina “Aspectos histológicos” é realizada na sala 07 do bloco B. Por fim, às 15h acontece a oficina “Aspectos farmacológicos” na sala de aula prática no bloco D.

Mais informações pelo site www.icb.ufrj.br.



9 de setembro

Lançamento de livro

O Cardiologista e Nutrólogo Sérgio Puppin, membro da Academia de Ciências de Nova York, lança o livro “Coco, o milagre de uma gordura”, no dia 9 de setembro, as 19h, na Livraria Travessa do Leblon. O livro conta a história da gordura bruta do coco utilizada no passado, bem como a sua substituição na culinária a partir do uso dos óleos vegetais industrializados e das margarinas.

As pesquisas demonstram que uma alimentação pobre em gorduras saturadas não é o caminho para a prevenção eficaz das doenças cardiovasculares, bem como o uso intenso de ácidos graxos insaturados e poliinsaturados. Recentemente foi realizado o primeiro estudo brasileiro sobre o uso de óleo de coco extra-virgem na alimentação com resultados positivos.

O trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro pelas nutricionistas Christine Erika Vogel, Eliane Rosado e Márcia Soares. Cerca de 15 (quinze) pacientes com obesidade classificada como grau 1 (um) foram testados no experimento. A ingestão do óleo na sua apresentação natural, junto com uma orientação nutricional adequada ao experimento, possibilitou demonstrar uma melhora significativa no colesterol bom.

A Livraria Travessa fica Shopping Leblon – avenida Afrânio de Melo Franco, 290 - loja 205 A - telefone 3138-9600



10 de setembro

“Transtornos alimentares: bulimia e anorexia”


Na quinta-feira, 10 de setembro, às 11h, Selma Correia da Silva, psicóloga, psicanalista e pesquisadora da UERJ, ministra a palestra “Transtornos alimentares: bulimia e anorexia”. O evento faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). A apresentação, aberta ao público, ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.



11 de setembro

V Fórum de Linguagem


Na sexta-feira, 11 de setembro, das 8h às 18h, acontece o V Fórum de Linguagem no Salão Pedro Calmon. O encontro, promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, tem como tema a produção de enunciados e a intervenção na linguagem.

Palestrantes de diferentes áreas de conhecimento – Filosofia, Psicanálise, Psiquiatria, Educação, Linguística e Fonoaudiologia –, em duas mesas-redondas, analisam os casos clínicos “A menina que ao se encontrar no espelho rodopiava sobre si mesma” e “Entre o discurso e a demanda – uma questão de linguagem”.

As inscrições são gratuitas e realizadas através do site www.forumdelinguagem.com.br. Mais informações com Mônica Rocha e Beth Castro pelos telefones 2247-6571, 2247-6573 e 8789-5935 ou pelo e-mail monicamoreirarocha@yahoo.com.br. O salão Pedro Calmon fica na avenida Pasteur, 250, 2º andar, campus Praia Vermelha.