• Edição 185
  • 20 de agosto de 2009

Agenda

Até 23 de agosto

Inscrições para Prêmio de Ciência e Inovação

Os pesquisadores da UFRJ Carlos Eduardo Pedreira e Leda dos Reis Castilho foram os vencedores do Prêmio de Ciência e Inovação, em 2006 e 2007. O primeiro saiu vitorioso com o projeto “Novo diagnóstico para a leucemia”. Já a segunda venceu com a pesquisa “A produção de biofármacos brasileiros”. Ambos vivenciaram a rápida evolução de seus projetos, que hoje impactam de forma significativa a comunidade de profissionais da área de Saúde, tanto no Brasil quanto no exterior.

A exemplo deles, outros pesquisadores podem ser contemplados com o prêmio, que recebe inscrições até 23 de agosto. O concurso é destinado aos projetos que desenvolverem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria; Cultura e Educação; Tecnologia da Informação e Comunicação; Biotecnologia.

Para inscrições e outras informações, acesse www.universia.com.br/premiosantander. Podem participar graduandos, pós-graduandos e pesquisadores-doutores.



24 de agosto

I Semana de Agroecologia da UFRJ

Entre os dias 24 e 28 de agosto, das 9h às 17h30, acontece a “I Semana de Agroecologia da UFRJ”. Durante o evento ocorrem palestras, mesas-redondas, debates, exibição de filmes, feira de trocas de livros e produtos agroecológicos e oficinas em diversas localidades da Cidade Universitária, principalmente no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira, 24 de agosto, às 9h no Auditório Leopoldo de Meis, localizado no 1º andar do bloco L do CCS, Cidade Universitária. Em seguida, Mônica Cox, professora do Departamento de Geografia da UFF, ministra a palestra “O que é agroecologia?”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail semagroeco@gmail.com. Confira a programação e mais informações no site http://semagroecoufrj.blogspot.com.



25 de agosto

Bate-papo on-line sobre diabetes

No dia 25 de agosto, das 17 às 18h, o doutor Roberto Raduan tira dúvidas sobre diabetes pela internet. Esta é a segunda edição do evento realizado pela Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM/SP), que promove a saúde pública a partir da orientação on-line aberta ao público.

A diabetes foi escolhida como tema em razão de sua alta prevalência e está diretamente ligada às doenças cardiovasculares, como infarto, comprometendo diversos órgãos. Essas doenças, somadas, são a principal causa de morte no Brasil.

Para participar do bate-papo é necessário usar um computador que tenha o programa de comunicação Skype, disponibilizado gratuitamente pelo site http://www.skype.com. Para acessar a discussão os interessados devem compartilhar seus contatos com a SBCM/SP através dos parâmetros SBCMSP, Clínica Médica SP ou clinicamedica@comunica.inf.br.

Mais informações pelo e-mail clinicamedica@comunica.inf.br.




26 de agosto

Sessão de Oncologia Torácica


A próxima Sessão Clínico-Cirúrgica de Oncologia Torácica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) ocorre na quarta-feira, 26 de agosto, das 19h30 às 21h. O evento, promovido pela Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, discute casos clínicos e é aberto a profissionais da área médica. A partir desta edição, as sessões contam pontos na revalidação do título de especialista nas áreas de Cancerologia, Pneumologia, Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória.

O doutor Anderson Nassar, do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), e o doutor Carlos Gil Ferreira, da Rede Oncologistas Associados, ministram a palestra “Atualização do Novo Estadiamento do Câncer de Pulmão – Revisão do Congresso Mundial do Câncer de Pulmão”, moderada pelo professor da PUC-Rio Carlos Alberto Franco. Os participantes podem trazer casos para serem discutidos pelos especialistas.

O evento acontece no auditório do Centro de Estudos do Hospital Samaritano, na Rua Assunção, 286, Botafogo. Mais informações pelo telefone (21) 2266-7392 ou com o doutor Rafael Klas: (21) 9807-6057 / rklas@terra.com.br.



27 de agosto

“As mudanças físicas do adolescente”


No dia 27 de agosto, às 11h, Therezinha Cruz, presidente do Comitê de Adolescência da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), ministra a palestra “As mudanças físicas do adolescente”.

O evento, aberto ao público, faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), e ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.



28 de agosto

IV Fórum de Debates sobre Paternidade


A Maternidade-Escola da UFRJ, em parceria com o Movimento pela Valorização da Paternidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, promove na sexta-feira, 28 de agosto, das 8h às 13h30, o “IV Fórum de Debates sobre Paternidade – paternidade como política pública”. O objetivo do encontro é debater o cuidado paterno e a inserção dos pais nos serviços de saúde. Será lançado o guia para as Unidades de Saúde Parceiras do Pai.

O evento acontece na Maternidade-Escola da UFRJ, localizada na Rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail dir-dgo@me.ufrj.br ou pelo telefone 2556-9747.



Até 30 de agosto

Trabalhos para simpósio de Educação Ambiental Empresarial




O período para inscrição de trabalhos no II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro (II SEARJ) vai até o dia 30 de agosto. O evento acontece de 27 a 29 de outubro e tem como objetivo congregar os principais autores sociais envolvidos com a Educação Ambiental no contexto empresarial brasileiro, além de difundir através de amplos debates, oficinas, palestras e mesas-redondas as experiências empresariais e acadêmicas.

O simpósio ocorre no Pavilhão João Lira Filho, localizado no Campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Maracanã.

Mais informações: http://litereartbrasil.blogspot.com




Até 31 de agosto

Inscrições para Conferência de Enfermagem


Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições gratuitas para a X Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem. Para envio de trabalhos o prazo é até o dia 25 de agosto de 2009. O evento é promovido pela Associação Latino-americana de Faculdades e Escolas de Enfermagem e conta com apoio da Organização Pan-americana de Saúde.

Pela primeira vez na América Central, a conferência acontece na Facultad de Enfermería de la Universidad de Panamá, em parceria com a Asociación Nacional de Enfermeras de Panamá. Com o objetivo de promover debates e análises críticas sobre a educação em Enfermagem em níveis regional e internacional, o evento, que acontece de 26 a 30 de outubro, tem como tema central "Construyendo nuevos horizontes de enfermería".

Mais informações pelo site http://www.xconferencialadefeudual.up.ac.pa e e-mail aladefefaxconfe@ancon.up.ac.pa.



31 de agosto

Palestra discute novo tratamento da hemofilia


Na segunda-feira, 31 de agosto, às 20 horas, a Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN) realiza a palestra “Radiossinoviortese em pacientes hemofílicos”, ministrada pelo doutor Paulo Assi, diretor do Instituto de Medicina Nuclear de Cuiabá e um dos autores do primeiro estudo de radiossinoviortese em hemofilia no Brasil.

A radiossinoviortese consiste na infiltração de material radioativo nas articulações. O procedimento é seguro, pouco invasivo e tem se mostrado eficaz no controle dos sangramentos, aliviando a dor articular e melhorando os movimentos dos pacientes.

A palestra acontece no Hotel Hampton Park, na Alameda Campinas, 1.213, São Paulo, SP. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.sbbmn.org.br. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (11) 3262-5438 ou pelo e-mail sbbmn@uol.com.br.