• Edição 184
  • 13 de agosto de 2009

Agenda

Olhar Vital agora no Twitter


O Olhar Vital agora também está no Twitter. Para receber o conteúdo exclusivo do boletim eletrônico de ciência e saúde, atualizado às quintas-feiras, basta nos seguir: http://twitter.com/Olharvital.



Residência Médica 2010



Estão abertas, até o dia 18 de setembro, as inscrições para o concurso Residência Médica 2010. O processo seletivo, que está sendo organizado pelo Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), oferece 442 vagas para diversas especialidades em hospitais e instituições de saúde do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz.

A prova está prevista para acontecer no dia 25 de outubro e os aprovados começam as atividades em fevereiro de 2010. O treinamento de residência médica é cumprido em regime de tempo integral e plantões, com carga horária semanal de 60 horas. A duração dos programas varia de 2 a 5 anos. Para algumas especialidades, a residência exige pré-requisito.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, no site do Centro de Produção da Uerj (www.cepuerj.uerj.br), que conta também com o edital do concurso.

Mais informações através do telefone (21) 2334-0639 ou pelo e-mail cepuerj@uerj.br.



Adiada Semana de Integração Científica em Macaé


Em razão do avanço da pandemia da gripe A (H1N1), a comissão organizadora da 1ª Semana de Integração Científica da UFRJ – Macaé (SIC) informa que o evento, com cerca de 500 participantes, foi adiado. Mesas-redondas, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e de extensão, além de exposições científicas e culturais, aconteceriam entre os dias 17 e 21 de agosto no Polo Universitário de Macaé e no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé.

De acordo com a comissão, a nova data será anunciada em breve. Mais informações no site www.forumcientifico.com.br ou pelo e-mail sicmacae@reitoria.ufrj.br.








14 de agosto

II Jornada de Pós-Graduação do ICB


Na sexta-feira, 14 de agosto, ocorre o encerramento da II Jornada de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB). O evento é promovido em parceria entre o Programa de Ciências Morfológicas e o Programa de Farmacologia e Química Medicinal.

Às 9h serão apresentados pôsteres de trabalhos dos alunos da pós-graduação do instituto. Às 11h ocorre a premiação dos trabalhos apresentados na quarta e quinta-feira e dos quatro melhores pôsteres. O coquetel de encerramento acontece às 12h.

A jornada é aberta ao público e ocorre no auditório Rodolfo Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do bloco K do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária. Mais informações através do site: http://www.icb.ufrj.br/index.php?option=com_content&task=view&id=646&Itemid=44# .



16 de agosto

Exames de audição em Copacabana


A Sociedade Amigos da Terceira Idade, em parceria com o Centro Auditivo Telex, promove neste domingo, 16 de agosto, das 9 às 13h, triagem auditiva na Praia de Copacabana, esquina da avenida Atlântica com a rua Santa Clara. Qualquer pessoa pode fazer o exame com os fonoaudiólogos para constatar perda de audição. Os casos positivos serão encaminhados a médicos otorrinos. Mais informações pelo telefone (21) 2521-7996.





18 de agosto

“Puberdade precoce”


No dia 18 de agosto, às 11h, a doutora Micheline Rayol de Souza, endocrinologista pediátrica, ministra a palestra “Puberdade precoce”. O evento faz parte da série “Temas em Pediatria”, promovida pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). Aberto ao público, o evento ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.



20 de agosto

“Os dilemas da atenção à saúde mental”


No dia 20 de agosto, às 11h, Maria Cristna Ventura, psicóloga do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), ministra a palestra “Os dilemas da atenção à saúde mental”. O evento, aberto ao público, faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), e ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.






20 de agosto

Ouvidorias Públicas: Avanços e Desafios


Acontece nos dias 20 e 21 de agosto, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o evento “Ouvidorias Públicas: Avanços e Desafios”. Para promover o debate sobre o papel da Ouvidoria no exercício dos direitos humanos e da cidadania na área de saúde, o evento conta com diversas conferências e mesas-redondas.

A sessão solene de abertura ocorre às 15h do dia 20 e terá a presença do reitor Aloísio Teixeira, do diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Alexandre Pinto Cardoso, dos ministros da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, entre outras autoridades.

O debate, que está sendo promovido pela UFRJ em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, acontece no auditório Halley Pacheco do HUCFF.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ouvidoriaevento@hucff.ufrj.br.




22 de agosto

III Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança


O III Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), acontece no sábado, 22 de agosto. O objetivo do mutirão, que ocorre em diferentes pontos do país, é reduzir as filas de espera em benefício das crianças, principalmente em hospitais públicos.

Equipes compostas por cirurgiões pediátricos, anestesiologistas, enfermeiras e técnicos de enfermagem, todos em serviço voluntário, realizam as seguintes cirurgias: hérnias, fimose, testículos fora de lugar, hipospadia (uma anomalia congênita, em que o orifício uretral masculino se apresenta em local incorreto), retirada de cistos e outras pequenas cirurgias, que geralmente não implicam a internação do paciente.

No Rio de Janeiro, o mutirão será no Hospital dos Servidores do Estado, rua Sacadura Cabral, 178, Saúde (telefone: 2291-3131) , e no Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ, localizado no Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel (telefone: 2587-6100).

Mais informações pelo site http://www.cipe.org.br/noti_noti.asp#200.