• Edição 181
  • 23 de julho de 2009

Argumento

Médicos terão acesso a dados de pacientes por celular

Igor Costa Gomes


Permitir que os médicos tenham acesso aos dados dos pacientes pela internet ou mesmo pelo celular é o que promete fazer um software que a empresa Intensys desenvolve na incubadora de empresas da Coppe – UFRJ. A partir da plataforma tecnológica inédita no país será possível cruzar dados para ajudar na melhor decisão em benefício da saúde das pessoas.

Na área de componentes de integração, o projeto terá um parceiro internacional que fará a conexão entre o software que será criado e os equipamentos e monitores médicos dos principais fabricantes. Mas os algoritmos utilizados no software para detectar padrões serão todos desenvolvidos pela Intensys.

Segundo Ricardo Clemente, engenheiro e um dos sócios da empresa, a ideia para o projeto surgiu durante o curso de mestrado sobre Sistemas de Gerenciamento do Stream de Dados. Durante a pesquisa, ele entrou em contato com aplicações desse tipo de sistema em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e com profissionais da área médica, descobrindo que a técnica não era utilizada no país.

De acordo com o engenheiro, um dos grandes desafios é saber como os dados vão ser captados, devido à grande diversidade de equipamentos com características técnicas diferentes. “A ideia central é desenvolver coletores específicos, que enviam os dados periodicamente para um repositório central de eventos, onde são organizados em gráficos e/ou outras formas de visualização de informação que podem ajudar a tomada de decisão pelos profissionais de saúde”, explicou.

Os dados são agrupados em telas chamadas pela equipe de “desenvolvimento de painéis de controle”, mas também serão disponibilizados para os médicos através da internet e via celular. Assim, o médico especializado terá acesso a pacientes distantes fisicamente, reduzindo custos no atendimento e democratizando o conhecimento especializado. Segundo Ricardo Clemente, o software tem previsão de lançamento para 2010.