• Edição 179
  • 9 de julho de 2009

Agenda

10 de julho

“Insuficiência respiratória no cardiopata”


Acontece nesta sexta-feira, 10 de julho, das 11h30 às 13h, a próxima Sessão da Unidade Coronariana. O encontro é promovido pelos professores Nelson Souza e Silva e Gláucia Oliveira, da Unidade Coronariana da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Com o tema “Insuficiência respiratória no cardiopata”, a sessão é apresentada pelo acadêmico Vinicius Brito Dias e pelo professor-associado da Faculdade de Medicina da UFRJ Cid Marcos Nascimento David.

O evento é aberto ao público e ocorre no anfiteatro Professor José Ananias, no oitavo andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), em frente à enfermaria masculina 8C, Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária.



13 de julho

“ICB de portas abertas”

Em 2009 o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) completa 40 anos. Para comemorar, durante todo o ano, o ICB promove 16 atividades acadêmicas que constituem a Escola de Altos Estudos “A Biomedicina do Século XXI”. O próximo evento é o “ICB de portas abertas: o corpo do macro ao micro”.

Entre os dias 13 e 17 de julho, das 9h às 16h, nos blocos B, F, J e K do Centro de Ciências da Saúde, professores e alunos do ICB recebem alunos do ensino básico, previamente inscritos, para participarem de atividades práticas. Acontecem as oficinas experimentais “sistema reprodutor”, “esquistossomose” e “sistema locomotor”, além de conferências e exposições.

De acordo com o diretor do ICB, Roberto Lent, o evento pretende atrair professores e alunos do ensino básico para visitar o instituto e conhecer o trabalho, utilizando atividades especialmente desenhadas para eles, como oficinas e conferências.



13 de julho

Gravidez, Parto e Assoalho Pélvico


Acontece no dia 13 de julho, no Auditório I do Hospital Mater Dei, o evento Gravidez, Parto e Assoalho Pélvico. Sob coordenação da doutora Márcia Salvador Géo, o Fórum “Mito x Realidade – O períneo, o parto e a sexualidade” é destinado à população em geral e conta com a presença de obstetras e uroginecologistas. Já a programação científica, coordenada pela doutora Elza Baracho, tem como público-alvo ginecologistas, obstetras, coloproctologistas e fisioterapeutas, e conta com a participação de Bary Berghmans, doutor em epidemiologia clínica e pesquisador de fisioterapia pélvica do departamento de urologia do Hospital Universitário de Maastricht, na Holanda.

A entrada é franca e o Hospital Mater Dei fica na rua Gonçalves Dias, 2.700 (Bloco I), Belo Horizonte, Minas Gerais.



14 de julho

Reunião discute gripe Influenza A


O corpo funcional do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) realiza reunião da Comissão de Enfrentamento da Pandemia de Influenza A (CEPA), motivado pelo aumento da incidência da epidemia.

O encontro acontece às 9h de terça-feira, 14 de julho, na sala 4E44, 4º andar do HUCFF, na Cidade Universitária.



15 de julho

Proposta para “perna seca” do Hospital da UFRJ

O decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), professor Almir Fraga Valladares, convida toda a comunidade do CCS para participar da Audiência Pública que apresenta nova proposta para reestruturação da Ala Sul (“perna seca”) do prédio do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

O projeto prevê a restauração de uma área de 7.800 metros quadrados divididos em 13 pavimentos. A audiência acontece na quarta-feira, 15 de julho, às 10h, no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do bloco K do CCS, Cidade Universitária. O reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira, participa do evento.