• Edição 174
  • 04 de junho de 2009

Agenda

5 de junho

Divulgação da Descoberta Científica

A discussão do tema “Quando é legítimo uma descoberta científica ser divulgada publicamente?” acontece no dia 5 de junho, promovida pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ.

A mesa-redonda conta com a participação de Suzana Herculano-Houzel, professora do ICB, e Ideu Moreira, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Representando o jornalismo estão Ana Lucia Azevedo, de O Globo, e Herton Escobar, de O Estado de S. Paulo.

O evento ocorre às 14h, no auditório do bloco J, no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na Cidade Universitária.



05 de junho

VI Arraiá da UFRJ

Acontece, nos dias 5 e 6 de junho, o VI Arraiá da UFRJ. A Festa Junina conta com brincadeiras, jogos, danças, comidas e bebidas típicas. O objetivo do Arraiá é valorizar a tradição da cultura popular no Rio.

O evento, direcionado a adultos e crianças, terá fogueira, pau de sebo, casamento na roça e uma quadrilha puxada pela Companhia Folclórica da UFRJ. Outras atrações são as barracas – pescaria, boca de palhaço, tiro ao alvo – e brincadeiras de terreiro – corrida do saco, corrida da colher, cabo de força.

A organização da festa tem a participação do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), de 28 centros acadêmicos e seis unidades, dentre elas a Divisão de Segurança e a Divisão de Transportes. O evento recebe também o apoio da Reitoria, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e da Prefeitura Universitária.

O VI Arraiá da UFRJ ocorre a partir das 15h, no campo de futebol da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), localizado no campus da Praia Vermelha. Acessos pela rua Lauro Müller ou pela avenida Venceslau Brás, 71, em Botafogo.




19 de junho

Transdisciplinaridades em Saúde

Através do Programa Saúde e Educação para a Cidadania, a Coordenação de Extensão da Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS) realiza no dia 19 de junho o evento “Transdisciplinaridades em Saúde”, com o apoio do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. O evento visa instruir professores de Educação Básica sobre a importância da prevenção da saúde vocal.

São oferecidas 100 vagas para professores de Educação Básica de escolas públicas do Leste e Baixada Fluminense. Serão realizadas palestras e oficinas relacionadas aos temas abordados para os participantes.

O evento acontece das 8h30 às 17h, no auditório Hélio Fraga, no prédio do CCS, avenida Carlos Chagas Filho, nº 373, bloco K, 2° andar, Cidade Universitária.

Contatos e inscrições devem ser feitos através do endereço de e-mail extensao@ccsdecania.ufrj.br ou pelo telefone 2562–6704.


Até 30 de junho

Inscrições para Curso de Extensão


As inscrições para o curso de extensão “Avaliação e tratamento de transtornos alimentares e obesidade” se encerram dia 30 de junho. Promovido pela Coordenação de Extensão do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, o curso visa capacitar profissionais da área de saúde para atuar no tratamento, prevenção e na pesquisa dos comportamentos e das condições relacionadas às alterações de peso.

As inscrições são feitas exclusivamente nos dias úteis, das 9 às 13h, na Secretaria Acadêmica do Instituto de Psiquiatria, localizada na avenida Venceslau Brás, 71, fundos, Botafogo, Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone 3873-5512.




30 de junho

V Atualidades em Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) promove no dia 30 de junho o V Atualidades em Fonoaudiologia. Esta edição terá como tema central “Desvendando nossas práticas”, e contará com palestras de professores da UFRJ e da UFF.

O evento acontece no auditório Halley Pacheco, no 8º andar do HUCFF, a partir das 8h. Para maiores informações sobre como se inscrever mande um e-mail para atualidadesemfono5@yahoo.com.br.






30 de junho

Bate-papo On-line sobre Hipertensão

No dia 30 de junho, das 10 às 11h, o doutor Abrão José Cury Júnior tira dúvidas sobre Hipertensão Arterial pela internet. Esta é a primeira edição do evento, realizado pela Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM/SP), que promove a saúde pública a partir da orientação on-line aberta ao público.

A Hipertensão Arterial é o primeiro tema abordado devido a sua relação com as doenças cardiovasculares, que atingem cerca de 30 milhões de brasileiros, sendo a principal causa de morte no Brasil.

Para participar do bate-papo é necessário usar um computador que tenha o programa de comunicação Skype, disponibilizado gratuitamente pelo site http://www.skype.com. Para acessar a discussão os interessados devem compartilhar seus contatos com a SBCM/SP através dos parâmetros SBCMSP, Clínica Médica SP ou clinicamedica@comunica.inf.br.

Mais informações pelo e-mail clinicamedica@comunica.inf.br.