• Edição 172
  • 21 de maio de 2009

Saúde e Prevenção

O que é fratura peniana?

Igor Costa


A notícia recente de que um jogador de futebol identificado apenas por ter integrado a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998 teria sofrido uma fratura no pênis surpreendeu a todos. Como é possível que o pênis seja fraturado se não é composto por nenhum osso? A explicação para a “fratura peniana” não se refere à quebra do pênis, mas sim ao rompimento de tecidos que o compõem, causando muita dor e constrangimento.

Segundo o doutor Luiz Carlos Miranda, chefe de serviço e urologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), a fratura peniana geralmente ocorre durante a relação sexual, mas é extremamente rara. “Por definição (fratura peniana) corresponde à ruptura de um tecido que envolve os corpos cavernosos, chamado de túnica albugínea. Para que haja essa ruptura o pênis tem que estar em ereção e tem que sofrer uma pressão ou impacto capaz de provocar uma dobra, 'fraturando-o'”, esclarece o urologista.

Apesar disso, é possível que o acidente aconteça fora da relação sexual, mas é muito mais raro. De acordo com o doutor Luiz Carlos, “existem relatos também de pessoas que sofreram um impacto local mesmo não estando em uma relação, mas que com certeza estavam em ereção no momento do acidente”.

A fratura ocorre em decorrência de pressão na ponta do pênis causada por algum movimento brusco na hora da relação sexual, sem que haja relação com qualquer doença venérea. No momento da fratura, geralmente ouve-se um estalo e sente-se muita dor. “A dor é intensa e pode haver formação de uma mancha escura, correspondendo ao sangramento provocado pela ruptura, denominado de hematoma”, explicou o professor. É importante aplicar gelo no local até que se possa ir a um especialista examinar o caso.

O tratamento deve ser decidido pelo especialista, que pode optar ou não por fazer uma cirurgia simples, mas que pode deixar sequelas. “O especialista terá que fazer uma sutura do local que rompeu. Após a cicatrização pode haver uma sequela chamada de fibrose, que poderá determinar uma curvatura quando o pênis ficar ereto. Se não for operado, poderá se recuperar com o tempo, devendo ficar cerca de 30 dias sem relação sexual, sendo acompanhado periodicamente”, disse Luiz Carlos Miranda.

O único meio de prevenir a fratura é ter cuidado durante a relação sexual. “É preciso ter muita atenção quando, durante relação, a parceira está posicionada como que sentada sobre o parceiro, pois os movimentos na penetração de forma mais brusca podem desfazer a penetração, de modo que o pênis ereto bata de encontro ao períneo e, com pressão do impacto rompa a túnica albugínea”, concluiu o Luiz Carlos Miranda.