• Edição 171
  • 14 de maio de 2009

Cidade Universitária

Comissão detalha proposta de implantação do Complexo Hospitalar



Marcio Castilho

A proposta de implantação do Complexo Hospitalar da UFRJ foi debatida nesta terça, dia 12, em audiência pública realizada no salão Moniz Aragão do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha. O complexo, reunindo nove unidades hospitalares, prevê a complementaridade dos serviços prestados na área da saúde, reforçando também o caráter interdisciplinar dos cursos. Participaram do encontro diretores e representantes de hospitais ligados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e de unidades acadêmicas ligadas ao CCS e ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), como a Escola de Serviço Social (ESS) e o Instituto de Psicologia (IP).

A apresentação foi feita por Nelson Albuquerque de Souza e Silva, professor da Faculdade de Medicina, e Marcelo Land, diretor do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), integrantes da Comissão de Implantação do Complexo Hospitalar. Também compõe a comissão o diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Alexandre Cardoso. As nove unidades formarão o maior complexo de assistência hospitalar dentre todas as universidades brasileiras, oferecendo aproximadamente mil leitos. A integração envolverá, além do HUCFF e do IPPMG, a Maternidade-Escola, o Hospital-Escola São Francisco de Assis (HESFA), o Instituto de Psiquiatria, o Instituto de Neurologia Deolindo Couto, o Instituto de Ginecologia, o Instituto do Coração e o Instituto de Doenças do Tórax (IDT).

Uma das principais novidades, conforme resolução nº 15/2008 aprovada em dezembro do ano passado pelo Conselho Universitário, é que o complexo vai dispor de uma unidade orçamentária única, possibilitando agilidade e melhor aproveitamento dos recursos. Segundo Nelson, que preside a comissão de implantação, o regimento seguirá alguns princípios. Além de manter o foco no paciente, “o interesse individual não poderá prevalecer sobre o interesse coletivo”. A integração das atividades não deverá se restringir, complementa o professor da Faculdade de Medicina, às unidades de saúde. O objetivo do complexo é estender a ligação com outras unidades da UFRJ. “O Hospital Universitário, por exemplo, é campo de treinamento para qualquer área do conhecimento”, observou.

Após a apresentação da estrutura e funcionamento do Complexo Hospitalar, foi aberto o debate para que os representantes das unidades pudessem expor suas opiniões sobre o projeto e esclarecer dúvidas. A maioria apoiou a iniciativa, que contribuiu para reduzir o processo de fragmentação da universidade. Porém, os participantes ressaltaram a importância de o complexo resguardar o seu papel de “instituição universitária”, voltada prioritariamente para ensino, pesquisa e extensão. A definição quanto ao modo de escolha do diretor executivo do complexo foi outro ponto abordado durante a audiência pública.

As discussões prosseguem no próximo dia 15, quando será realizada nova audiência, das 10h às 12h, dessa vez no auditório Rodolpho Rocco, no Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária.