• Edição 162
  • 05 de março de 2009

Agenda

6 de março

Cidade universitária do futuro

O Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ promove a palestra A cidade universitária do futuro – Visão de um arquiteto, integrante do ciclo Conferências Versalius 2009 eministrada pelo professor Pablo Benetti, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

O evento acontece às 15h do dia 6 de março no auditório do bloco F do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária.

 

Pólo da UFRJ em Xerém

O Pólo de Xerém vai ser apresentado aos alunos em palestra na sexta-feira, dia 6, pelo Dr. Wanderley de Souza, professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Diretor de Programa do INMETRO.

A palestra acontece às 10h no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE), sala G-107 do edifício do Centro de Tecnologia (CT), av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.

 

Comportamento Bipolar

Na sexta-feira, dia 6, o Instituto de Psiquiatria da UFRJ realiza palestra com o professor Miguel Chalub, do departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFRJ, que vai abordar o tema “Uma nova mitologia para o século XXI: o bipolar”.

O evento acontece no Auditório Leme Lopes às 10h30, avenida Venceslau Brás, 71, Fundos Praia Vermelha.


8 de março

Seminário Estadual de Saúde da Mulher

Nos dias 8, 9 e 10 de março acontece o Seminário Estadual de Saúde da Mulher, em São Paulo. O evento visa valorizar as boas práticas de atenção à saúde da mulher, além de fornecer elementos para a implementação de ações no âmbito do SUS nos municípios do Estado de São Paulo.  Outro objetivo é mobilizar e envolver gestores, profissionais de saúde e sociedade civil para o fortalecimento de políticas públicas que reconheçam a autonomia das mulheres e atendam os direitos sexuais e reprodutivos.

O seminário acontece no Centro de Convenções Rebouças, localizado na avenida Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo. Mais informações pelo site.


9 de março

Escola de Enfermagem homenageia Maria Cecília

O Núcleo de Pesquisas de História da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS) realiza, às 17h do dia 9 de março, uma homenagem à enfermeira Maria Cecília de Almeida, falecida em fevereiro deste ano. Pesquisadora e referência nacional na profissão, Maria Cecília era professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP) e integrante da Revista de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN).

O evento acontece no pavilhão de aulas da EEAN, localizada na rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova.


13 de março

III Curso de Geriatria para o Clínico

Nos dias 13 e 14 de março acontece o III Curso de Geriatria para o Clínico, promovido pela Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. A Hipertensão é um das doenças mais comuns na terceira idade, população que cresce em ritmo acelerado, e é a porta de entrada para outras doenças, como as cardíacas. Diante do crescimento da população idosa e da prevalência da pressão arterial, cada vez mais os médicos se preocupam com a qualidade de vida dessa população e as características de seu atendimento. É em torno dessa temática que se articula o curso.

O evento acontece das 8 às 18h no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, localizado na Alameda Santos, 85, São Paulo. Mais informações e inscrições pelo site: www.clinicamedicaonline.com.br.


16 de março

Palestra sobre Medicina Nuclear

A Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN) realiza, no próximo dia 16 de março, o evento “O papel do PET/CT na mudança de conduta em pacientes oncológicos”. Voltado para o público especializado, o evento deve reunir médicos nucleares, oncologistas, radiologistas, cirurgiões e outros profissionais da saúde.

A conferência é gratuita e as vagas, limitadas. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.sbbmn.org.br. O encontro acontece a partir das 20h no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo (SP).