• Edição 161
  • 26 de fevereiro de 2009

Saúde em Foco

Alimentos ricos em açúcar podem piorar acne, sugerem estudos


Anahad O'Connor , New York Times

Uma dieta rica em açúcar pode causar acne?

Qualquer relação entre açúcar e acne tem sido descartada há muito tempo. Porém, agora cientistas estão re-analisando a questão.

Nos últimos anos, estudos demonstraram que a real importância pode não ser o açúcar em si, mas o índice glicêmico do alimento, ou seja, a velocidade e a extensão na qual ele aumenta o nível de glicose no sangue. Alimentos com índices glicêmicos altos – e, portanto, capazes de elevar os níveis de glicose rapidamente – levam o corpo a liberar um fluxo de insulina e outros hormônios, que, segundo as suspeitas de alguns cientistas, são capazes de estimular a produção de óleo e inflamar a pele.

Para verificar a teoria, cientistas recrutaram 50 homens e garotos, com idades entre 15 e 25 anos, todos com acne, e acompanharam seu progresso durante doze semanas. Alguns participantes seguiram dietas ricas em alimentos hiperglicêmicos, como pão branco, cereais com açúcar e massa, enquanto outros receberam alimentos com mais proteína e escala glicêmica menor, como peixe, pão integral e frutas.

Ao final do estudo, publicado em 2007, os participantes do grupo da dieta hipoglicêmica tiveram uma redução muito maior nas lesões da pele e outros sintomas de acne em relação ao grupo-controle. Eles também demonstraram reduções nos níveis de andrógenos circulantes e livres, os hormônios masculinos conhecidos por causarem acne. Isso sugere que os hormônios desempenham, sim, um papel no processo. Outros estudos descobriram relações similares entre alimentos hiperglicêmicos e acne, apesar da afirmação dos cientistas de que é necessário realizar pesquisas mais profundas.

Conclusão: existem algumas evidências de que alimentos ricos em açúcar podem piorar a acne.

G1 , 26 de fevereiro, Editoria Ciência e Saúde - Medicina

Link Original: Clique aqui