• Edição 160
  • 12 de fevereiro de 2009

Agenda

Curso sobre células-tronco em São Paulo

Estão abertas as inscrições para cursos de Extensão e Pós-graduação oferecidos pelo Instituto de Pesquisas de Células-Tronco (IPCTRON). Na área de Extensão, o tema a ser abordado é “A Pesquisa com Células-Tronco”. Durante um ano, assuntos como a rotina laboratorial e o cultivo celular serão tratados, sob orientação dos professores Marcelo Vaccari e Lilian Piñero Eça.

Já na Pós-graduação, que tem duração de dois anos, os estudos devem ser focados no tema “A Biologia Celular e Molecular na Medicina Atual”. Além dos professores responsáveis pelo curso de extensão, a iniciativa conta também com a coordenação da professora Alice Teixeira Ferreira.

No site do Instituto, há uma ficha de inscrição para os cursos que pode ser preenchida on-line. O endereço é www.ipctron.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2864-6327. O IPCTRON fica na rua Dr. Diogo de Faria, 159, em São Paulo (SP).


12 de fevereiro

Diversidade sexual

A UFRJ realiza hoje e amanhã (dias 12 e 13) quatro oficinas sobre Diversidade Sexual na Escola, em Maricá, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As atividades destinam-se especialmente a profissionais de educação e visam debater questões sobre homossexualidade, travestilidade, transexualidade, homofobia, orientações sexuais e inclusão, relacionando-as ao ambiente escolar.

As oficinas acontecem no Colégio Municipal Joana Benedita Rangel, no Centro de Maricá. Interessados em participar devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo telefone (21) 2637-8939.

Ainda no primeiro semestre deste ano, o Diversidade Sexual na Escola oferece mais uma edição do Curso de Formação de Profissionais da Educação em Identidades de Gênero e Diversidade Sexual. Financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), o curso é gratuito, tem carga horária de 60 horas e certificado emitido pela UFRJ. As inscrições estarão abertas em breve, na página virtual www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade.


16 de fevereiro

Curso sobre Drogas Lícitas

O Instituto de Doenças do Tórax (IDT) oferece o I Curso de Capacitação em Prevenção às Drogas Lícitas. O objetivo é capacitar alunos de graduação da UFRJ e de outras instituições para atuarem na prevenção às drogas lícitas e na promoção da saúde. Temas como alcoolismo e tabagismo, vistos como questões de saúde pública, se destacam na programação.

O curso tem duração de três dias, a partir de 16 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas em 40 lugares. Os interessados devem enviar um e-mail para marciatrotta@idt.ufrj.br. Alunos que comparecerem a todos os encontros receberão certificados ao término das atividades.


26 de fevereiro

Palestra sobre doença de Alzheimer

No próximo dia 26 de fevereiro, pessoas responsáveis por cuidar de pacientes portadores de Alzheimer podem participar de uma palestra sobre os benefícios da fisioterapia no tratamento da doença, realizada pela Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares do Estado de São Paulo (ABRAz-SP).

Com o objetivo de permitir a troca de experiências e informações sobre o assunto, a palestra conta com a participação da fisioterapeuta Eliana Mayumi Kato, formada pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do grupo de neurologia cognitiva e comportamental e do CEREDIC do Hospital das Clínicas.

O evento acontece às 19h30 na Igreja Dom Bosco, localizada na rua Cerro Cora, 2.101, Alto de Pinheiros, São Paulo. Inscrições no local ou pelos telefones (11) 3021-3114, (11) 6191-2723 e 0800551906.


Até 06 de março

Contadores de histórias para o IPPMG

A fim de incluir os alunos da UFRJ em uma atividade voluntária e levar alegria e encantamento às crianças internadas no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ, a Associação Viva e Deixe Viver/RJ e o Núcleo de Humanização Hospitalar do IPPMG selecionam alunos da universidade para trabalho voluntário como contador de histórias infantis.

Os interessados devem enviar um e-mail para regina.fonseca@globo.com, contendo nome completo, curso e período, endereço, telefones e e-mail, até 6 de março.


Até 06 de março

Curso Lato Sensu em divulgação científica

Estão abertas, até 6 de março, as inscrições para a primeira turma do Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde (modalidade pós-graduação lato sensu), promovido pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fundação Cecierj.

Como um dos principais objetivos do curso, destaca-se a reflexão sobre o diálogo entre ciência e sociedade. O público-alvo é diversificado: de cientistas a cenógrafos, todos são convidados para os debates que ocorrem nas 360 horas de duração do curso, inteiramente presencial.

Apesar da existência de taxa de inscrição, o restante do curso é gratuito. Os detalhes sobre processos de inscrição e outras informações podem ser encontrados no site www.museudavida.fiocruz.br/lato. O início das aulas está previsto para 30 de março.